Topo

Barrichello evita falar em vitórias na Indy e diz não saber nada de ovais: "Sou um novato"

Rubens Barrichello brinca com Tony Kanaan durante anúncio de acordo na Indy - Rafael Krieger/UOL
Rubens Barrichello brinca com Tony Kanaan durante anúncio de acordo na Indy Imagem: Rafael Krieger/UOL

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 12h54

Rubens Barrichello anunciou nesta quinta-feira um acordo para correr a temporada inteira da Fórmula Indy com a KV Racing, até mesmo nos circuitos ovais, em que o brasileiro admitiu não ter nenhuma experiência. Aos 39 anos e com 19 de experiência só na Fórmula 1, o veterano voltou a ser um aprendiz.

“Agora, apesar dos meus anos de experiência, sou um novato. Não tenho nenhuma experiência de oval, vou depender muito dos meus companheiros, como o Tony, para dar dicas. Já falei que se ele me passar eu jogo na parede”, brincou Rubinho, referindo-se ao seu companheiro Kanaan, responsável pelo convite da KV: “Ele é a razão de eu estar fazendo isso”.

Apesar de já entrar na Indy como um dos principais nomes da categoria, Barrichello falou em humildade e evitou comentar a possibilidade de vitórias em seu primeiro ano: “Entro com os pés no chão. Tenho outros dois testes até o início da temporada, vai ser difícil porque tenho muito a aprender com o carro, mas vou iniciar esse processo com muita raça para fazer bem feito”.

RUBINHO OFICIALIZA IDA PARA A INDY

  • Reprodução/Facebook KV Racing Technology

    Mesmo ficando sem vaga na Fórmula 1 após disputar a categoria por 19 anos seguidos, Rubens Barrichello não vai ficar a pé em 2012. Depois de uma série de testes na equipe de Tony Kanaan e muita expectativa, o piloto de 39 anos confirmou oficialmente nesta quinta-feira que vai competir com a KV Racing na temporada 2012 da Fórmula Indy.

Mesmo sendo um “novato”, Barrichello admitiu que sua experiência será útil na nova empreitada: "Do zero não começa, mas tenho muito a aprender com o Tony. É impressionante o quanto ele é rápido com pneu frio. O pneu de Indy é completamente gelado, você sai e aí ele começa a esquentar. Tem o motor turbo, freios carbono... Tem coisas do zero e coisas que estão andando. Mas oval, por exemplo, não tenho ideia de como deve ser o acerto do carro”.

Sobre a possibilidade de voltar à Fórmula 1 nos próximos anos, Rubinho disse que sey futuro está em aberto: “Nessa vida não podemos fechar portas. Tive 19 anos maravilhosos na F-1, espero ter provavelmente não 19 anos na Indy, senão vou ter que pedir uma muleta para sair. Mas tenho uma carreira pela frente e estou muito feliz com meu futuro próximo”.

Rubinho também admitiu que o legado de Fittipaldi não pode deixar de ser uma inspiração. “Não há duvidas de que podemos nos espelhar muito no Emerson [Fittipaldi], que fez muito bem feito nas duas categorias”, completou Barrichello, que estreia na Indy no dia 25 de março, no Grande Prêmio de St. Petersburgo. Sua primeira experiência em oval será nas 500 Milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio.

Rubinho mostra novas cores na Indy e pede apoio da torcida