Topo

Rubinho ultrapassa no fim, termina em 8º e faz sua melhor prova na Indy

Rubinho superou Andretti a quatro voltas do fim do GP, conquistando 24 pontos - Getty Images
Rubinho superou Andretti a quatro voltas do fim do GP, conquistando 24 pontos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/04/2012 17h51

Rubens Barrichello melhorou seu desempenho em relação à estreia na Fórmula Indy. Neste domingo, o piloto brasileiro terminou na 8ª colocação no Grande Prêmio do Alabama. A vitória ficou com o australiano Will Power, seguido por Scott Dixon. Na primeira prova em sua nova categoria, em São Petersburgo, Rubinho havia terminado na 17ª colocação.

Neste domingo, o brasileiro largou na 14ª colocação. O ex-piloto da Fórmula 1 ficou grande parte da prova no bloco de trás. Seus rivais foram apresentando problemas a partir da metade da prova, entre eles Tony Kanaan.

O salto de Rubinho em Alabama ocorreu a partir da volta 74 (o GP teve 90 voltas), quando aproveitou o reinício após bandeira amarela para subir três posições, saindo do 12º para o 9º. A quatro voltas do fim, Rubinho ultrapassou Andretti e pegou a 8ª colocação.

"Primeiramente eu tenho que agradecer a toda minha equipe, estou muito agradecido por ter terminado no Top10. É difícil ficar completamente satisfeito com um Top 10, mas largando lá atrás e durante a corrida caindo mais ainda, acho que é positivo eu ter conseguido melhorar durante a corrida. No final da corrida, acho que tinha uns dos carros mais rápidos, acho que foi legal para as pessoas assistirem e para mim", disse Rubinho por meio de sua assessoria.

Hélio Castroneves, que havia feito a pole position, ficou em 3º. O piloto da Penske liderou o GP até a 25ª volta, quando perdeu a posição após a primeira parada no box. Já Tony Kanaan teve problemas mecânicos quando estava em 5º e acabou a prova em 21º.

A prova no Alabama foi marcada por poucas ultrapassagens nas primeiras posições. As mudanças de posições ocorriam basicamente durante as paradas para o box. Dessa forma Castroneves perdeu a primeira posição para Dixon.

A Corrida

A largada transcorreu sem alterações nas primeiras posições. Logo na 1ª volta, a direção do GP acionou bandeira amarela por causa do abandono da prova do piloto Alex Tagliani. Na retomada, Castroneves manteve a primeira colocação, abrindo vantagem sobre Hinchcliffe , segundo colocado.

Os pilotos da frente adotaram pneus vermelhos, mais aderentes. Até então confortável na primeira colocação, Castroneves viu a liderança no GP ser perdida após troca de pneu no box, na 25ª volta. O piloto da Penske optou pela colocação de pneu mais duro, preto.

CLASSIFICAÇÃO DO GP DE ALABAMA, SEGUNDA ETAPA DA INDY

1º Will Power - 50 pontos5º Simon Pagenaud - 30 pontos9º S. Bourdais - 22 pontos
2º Scott Dixon - 42 pontos6º J. Hinchcliffe - 28 pontos10º Will Power - 20 pontos
3º H. Castroneves - 36 pontos7º M. Conway - 27 pontos11º M. Andretti - 19 pontos
4º G. Rahal - 32 pontos8º R. Barrichello - 24 pontos21º T. Kanaan - 12 pontos

O leve atraso na parada custou a primeira posição, assumida pelo neozelandês Scott Dixon.

Outro brasileiro, Tony Kanaan também perdeu tempo na troca para pneus pretos, na 25ª volta, travando disputa com Will Power pela 5ª colocação.

Em sua segunda troca de pneus na prova, na 48ª volta, Castroneves caiu para a 4ª posição, tendo Dixon, Power e Hinchcliffe.

Na terceira parada de box houve nova troca na liderança. A Chip Ganassi, equipe de Dixon, se atrapalhou na substituição de pneus. Power aproveitou a falha e roubou a primeira posição de Dixon. Castroneves assumiu a terceira colocação, segurando a pressão dos adversários no fim.

A próxima etapa da Indy acontece daqui duas semanas, no circuito de rua de Long Beach.