Topo

Brasileiros vão mal no treino da Indy em SP; Rubinho larga em 13º e Power faz a pole

Barrichello não passou da primeira parte do treino e vai largar em 13º lugar em SP - Paulo Whitaker/Reuters
Barrichello não passou da primeira parte do treino e vai largar em 13º lugar em SP Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

28/04/2012 15h03

Vencedor das duas edições anteriores da São Paulo Indy 300, o australiano Will Power, companheiro de Helio Castroneves na Penske, confirmou seu domínio nas ruas do Anhembi e marcou sua segunda pole position seguida no circuito, com o tempo de 1min21s404, recorde da pista. Dario Franchitti ficou quatro centésimos atrás e sairá em segundo lugar, e o terceiro no grid é Scott Dixon.

O treino de classificação para a São Paulo Indy 300 neste sábado não foi bom para os brasileiros. O melhor foi Tony Kanaan, em 12º lugar. Ele foi o único a avançar para a segunda fase do treino, mas não conseguiu ficar entre os seis primeiros que disputam a pole e acabou ficando apenas uma posição à frente de Rubens Barrichello, 13º colocado no grid. Helio Castroneves vai largar em 20º lugar, e Bia Figueiredo em 23º.

O treino de classificação da Indy divide os 26 pilotos em dois grupos, e os seis primeiros de cada avançam para a segunda fase, que define os seis melhores que vão para a disputa da pole position. Os desclassificados são ordenados em posições alternadas de acordo com suas posições em cada grupo, começando pelo primeiro.

Cada grupo tem 15 minutos na primeira parte do treino. No começo, os pilotos não tiveram pressa para entrar na pista, pensando em economizar pneus. Bia Figueiredo é a primeira a sair, e Rubinho só começa sua volta faltando seis minutos para o final de sua bateria.

Barrichello conseguiu o tempo de 1min22s393 em sua última volta, com direito a um toque no muro, e ficou fora dos seis primeiros por muito pouco. Acabou em sétimo no seu grupo e vai largar em 13º lugar. Bia Figueiredo sairá em 21º lugar. Kanaan avançou para a segunda fase em quinto, com o favorito Will Power em primeiro do grupo.

"Faltou bem pouquinho, mas isso faz uma diferença muito grande. Se eu colocasse um novo jogo de pneus, poderia ter aproveitado mais. Não chegou minha vez ainda, tem que continuar batalhando”, declarou Rubinho à Band. Ele repetiu a sua melhor posição de largada nesta temporada: na estreia, também largou em 13º.

No segundo grupo, Helio Castroneves sentiu as consequências da batida no segundo treino livre e ficou apenas em décimo entre os 13 pilotos, com o tempo de 1min22s414. Ele vai largar apenas em 20º lugar. Dario Franchitti foi quem avançou em primeiro lugar.

“Aquela batida infelizmente me fez perder um pouco o ritmo, e aí fiquei perdido. É uma pena. Estou bem chateado, porque tinha bastante esperança, e tem que largar bem nesta prova. Vamos torcer para não ter muita confusão na largada”, comentou Castroneves, que precisou usar o ajuste de seus companheiros por causa do incidente nos treinos livres.