Topo

Helinho tenta vitória histórica em Indianápolis para ter no Brasil o sucesso que tem nos EUA

Castroneves comemora a vitória na Indy, a primeira desde 2010 - Nick Laham/Getty Images/AFP
Castroneves comemora a vitória na Indy, a primeira desde 2010 Imagem: Nick Laham/Getty Images/AFP

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

27/05/2012 06h00

Tricampeão das 500 milhas de Indianápolis, o brasileiro Helio Castroneves estará perto de um recorde no domingo, na edição 2012 da tradicional corrida. Nenhum piloto conseguiu vencer cinco vezes a prova, e o tetracampeão mais recente triunfou pela última vez em 1991. De olho na marca histórica, Helinho sabe que uma vitória pode ajuda-lo a ganhar no Brasil o status de celebridade que ele tem nos Estados Unidos.

CASTRONEVES MOSTRA ESPERANÇA EM VITÓRIA: 'ESTOU INDO MUITO CONFIANTE'

  • Na expectativa para a prova de domingo, Helio Castroneves mostrou confiança em uma boa corrida. Sua equipe teve desempenho satisfatório na classificação: além de levar o brasileiro à sexta colocação, a Team Penske colocou Ryan Briscoe na pole e Will Power em quinto.

  • “A equipe está tendo um bom desempenho. Eu estou indo muito confiante, mas sei que a competição é dura”, disse Castroneves, apontando a Andretti e a Ganassi como principais adversárias de sua escuderia.

  • Além de lutar pelo recorde em Indianápolis, Helinho briga também pelo título da temporada, já que ocupa o segundo lugar. Em entrevista ao UOL Esporte, o brasileiro afirmou que, se tivesse de escolher, preferiria o triunfo nas 500 milhas à taça do campeonato.

O piloto brasileiro é um dos seis únicos tricampeões da história das 500 milhas, prova disputada desde 1911 - venceu em 2001, 2002 e 2009. Acima dele, estão apenas A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears, que venceram quatro vezes cada. Os três são americanos.

Além das vitórias na Indy, Castroneves ganhou notoriedade para os fãs americanos em 2007, quando venceu a versão local do reality show “Dança dos Famosos”. Por isso, o piloto encara com naturalidade o fato de ser mais conhecido nos Estados Unidos.

“Pelo fato da categoria ser sediada aqui, é natural o fato de você ser mais conhecido. No meu caso, teve também a Dança dos Famosos. Esse é um motivo”, disse o brasileiro, em entrevista ao UOL Esporte.

Porém, nas últimas temporadas, Castroneves tem se sentido cada vez mais popular com os brasileiros. Um dos motivos apontados por ele para isso é a etapa de São Paulo da Fórmula Indy, que teve sua terceira edição em 2012.

“Agora, tendo corrida no Brasil e com o público se adaptando à categoria, acho que isso é um processo natural”, afirmou o piloto.

“Não só sinto isso no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Tenho visto mais bandeiras do Brasil aqui ultimamente do que em outras temporadas”, completou.

Outro motivo que tem aumentado o interesse dos brasileiros pela Indy é Rubens Barrichello, que faz sua primeira temporada na categoria e está prestes a estrear nas 500 milhas. A presença é festejada por Helinho.

“Admiro muito ele. Mesmo com a experiência que ele tem, ele ainda topa aprender coisas novas, como correr em ovais”, lembrou.

Na corrida de domingo, Castroneves parte em sexto, enquanto Barrichello será o décimo na largada. Os outros brasileiros são Tony Kanaan, nono e Bia Figueiredo, que sai na 13ª colocação.