Topo

Azarão será pole das 500 milhas de Indianápolis; brasileiros decepcionam

Hélio Castroneves ficou na oitava posição na classificatória para as 500 milhas de Indianápolis - Jamie Squire/Getty Images/AFP
Hélio Castroneves ficou na oitava posição na classificatória para as 500 milhas de Indianápolis Imagem: Jamie Squire/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 20h20

O 'Pole Day' para as 500 milhas de Indianápolis terminou com um fraco desempenho dos brasileiros. Uma das corridas mais tradicionais do automobilismo, que acontecerá no dia 26 deste mês, terá o como pole o americano azarão Ed Carpenter. Hélio Castroneves é o melhor brasileiro e largará na oitava posição. Tony Kanaan ficou com a 12ª colocação. Bia Figueiredo não ficou entre os 24 e definirá sua classificação neste domingo, no 'Bump Day'.

Na primeira classificação, os nove primeiros, respectivamente, para a disputa da pole foram: Will Power, Ryan Hunter-Ray, Carlos Munhoz, Hélio Castroneves, Ed Carpenter, Marco Andretti, AJ, Ernesto Viso e James Hinchcliffe. Sendo assim, o nono colocado Hinchcliffe foi o primeiro a voltar para o circuito para dar as quatro voltas que decretaram o 'pole position' das 500 milhas de Indianápolis.

No final, melhor para Ed Carpenter, que desbancou os favoritos, fez o melhor tempo e largará na pole da mais tradicional corrida da Fórmula Indy e que dá prêmio milionário para o vencedor. O brasileiro Hélio Castroneves decepcionou na disputa entre os nove , fez um tempo aquém do esperado e largará na oitava posição.

Tony Kanaan, da fraca equipe KV, foi bem, mas não conseguiu ficar entre os nove para brigar pela pole. Ele teve de se contentar com a 12ª posição. O resultado é ainda melhor se comparado com a da sua companheira de equipe Simona de Silvestro, que ficou apenas na 24ª colocação, a última classificada neste sábado.

Já a brasileira Bia Figueiredo não se nada deu bem. Ela ficou de fora das primeiras 24 posições e ainda não está garantida no grid das 500 milhas. Para conseguir a classificação, ela terá que correr novamente neste domingo, no chamado 'Bump Day'. que definirá os 9 últimos classificados para fechar os 33 carros que participarão da corrida. Apesar disso, as chances de Bia são enormes, já que apenas 10 pilotos ainda não se garantiram na corrida e apenas um deles ficará de fora.

A chuva, que atrapalhou e até paralisou os treinos livres da manhã por 30 minutos, não incomodou mais. Os pilotos puderam desenvolver os seus melhores tempos com a pista seca.