Topo

Piloto belga de 50 anos morre durante etapa das motos do Rali Dakar

Belga Eric Palente, de 50 anos, que morreu durante o Rali Dakar 2014 - JUAN MABROMATA/AFP
Belga Eric Palente, de 50 anos, que morreu durante o Rali Dakar 2014 Imagem: JUAN MABROMATA/AFP

Das agências internacionais em Salta (Argentina)

10/01/2014 14h36

O piloto belga Eric Palante, de 50 anos, morreu durante a disputa da quinta etapa do Rali Dakar, que foi realizada na quinta-feira entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, na Argentina. Ele competia nas motos, com uma Honda.

O corpo de Palante foi encontrado pela organização da prova nesta sexta-feira. Ele corria no Dakar pela 11ª vez – seu melhor resultado havia sido um 66º lugar, em 2012. Palnte fechou a quarta etapa, na quarta-feira, ocupando o 88º lugar na classificação geral.

O belga já havia sofrido um grande acidente no Dakar em 2007, quando a competição ainda era disputada na África. Na ocasião, ele quebrou três vértebras e ficou 90 dias em recuperação. Em seu perfil no site oficial do Dakar, Palante prometia “acelerar muito” na edição de 2014.

Em seu site oficial, foi postada uma mensagem em homenagem ao piloto. "Sua paixão e seus sonhos prevaleceram. Nosso pensamento agora está com Monique [sua mulher], seus filhos e todos seus amigos. Adeus, amigo."  Palente tinha cinco filhos e era empresário em Liége, na Bélgica, competindo com motos de forma amadora.

A etapa entre Chilecito e San Miguel de Tucumán, com trecho cronometrado de 527 km, era uma das mais longas do Rali Dakar 2014 e contou com areia fofa e altas temperaturas, segundo o relato do espanhol Joan Barreda-Bort, um dos líderes entre as motos. Vários pilotos tiveram problemas, como o brasileiro Jean Azevedo, que abandonou a prova, e a etapa acabou encurtada em 205 km.

A morte do piloto belga foi a primeira registrada entre competidores na atual edição. Na noite de quinta-feira, dois jornalistas argentinos que cobriam o Rally Dakar para a revista Super Rally morreram em um acidente de carro enquanto se dirigiam a Tucumán.