Topo

Herói paraolímpico, Zanardi retoma paixão no automobilismo

Zanardi sorri ao assistir treino das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 - Getty Images
Zanardi sorri ao assistir treino das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/01/2014 12h06

De macacão e tudo, o italiano Alessandro Zanardi, 47, anunciou o retorno à sua primeira paixão no esporte, o automobilismo, depois de quatro anos.

Depois das duas medalhas de ouro no paraciclismo nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012, Zanardi vai voltar às pistas com um BMW Z4 GT3 especialmente adaptado na Sprint Series do Mundial de Endurance, com corridas de uma hora de duração, segundo o italiano revelou à revista Autosprint.

A marca alemã volta a apoiar Zanardi, após a parceria de sucesso no Mundial de Turismo, entre 2003 e 2009. O italiano, que teve as duas pernas amputadas em um acidente na Fórmula Indy, conquistou quatro vitórias no Mundial.

Segundo Zanardi, ele resolveu retornar às corridas após um teste que fez em 2012 em Nurburgring, na Alemanha, com um BMW M3 do Campeonato Alemão de Turismo.

“Fiquei imediatamente à vontade com o carro, apesar de ter sido a primeira vez que o pilotei. Percebi que poderia controlar a máquina como queria e, ao mesmo tempo, compreendi o que o carro precisava”, comentou Zanardi.

Revelação do automobilismo europeu, Zanardi chegou à Fórmula 1 em 1991, pela Jordan, e ficou na categoria até 1994, passando por Minardi e Lotus e conquistando apenas um ponto.

O sucesso veio anos depois, nos Estados Unidos. Em seu segundo ano na Cart/Champ Car (hoje F-Indy), em 1997, o italiano levou o título, repetindo a dose no ano seguinte. O sucesso rendeu um retorno à F-1 em 1999, pela Williams, mas a parceria não teve sucesso.

No retorno à Champ Car em 2001, Zanardi teve suas pernas amputadas na altura do joelho num acidente no oval de Lausitzring, na Alemanha, quando rodou e foi atingido em cheio por Alex Tagliani.

Mas apenas dois anos depois ele já estava num BMW disputando provas de turismo e, depois, resolveu se dedicar ao paraciclismo. O auge na modalidade veio nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012, com os títulos nas provas do ciclismo de estrada e do contrarrelógio (handbike) na categoria H4.

Depois, o italiano deixou em aberto a possibilidade de competir nos Jogos do Rio-2016.