Topo

Safety car na hora errada compromete corrida de brasileiros na GP2

Reprodução
Imagem: Reprodução

Livio Oricchio

Do UOL, em Budapeste, Hungria

26/07/2014 13h15

O francês Arthur Pic, da equipe Campos, irmão de Charles Pic, piloto da Caterham-Renault da F1 no ano passado, aproveitou muito bem a entrada do safety car exatamente no momento em que deveria realizar o pit stop e venceu com méritos a sua primeira corrida da GP2, neste sábado, no Circuito Hungaroring.

E foi exatamente a entrada do safety car que comprometeu a possibilidade de o brasiliense Felipe Nasr, da Carlin, vencer a prova, pois era o líder até então, depois de largar na pole position. "Optei pelos pneus mais duros para começar a corrida. Os que estavam com os moles teriam de substituí-los logo depois da sexta volta, quando abre a janela para as paradas. E nessa hora o safety car entrou na pista, favorecendo-os bastante", explicou Nasr.

Ao final das 35 voltas, Nasr recebeu a bandeirada em sétimo, e o segundo no grid, o francês Tom Dillmann, da EQ8, foi ainda mais prejudicado, pois acabou fora dos pontos, 11.º. O líder do campeonato, o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, e Nasr disputaram um duelo espetacular em dois momentos da competição.

Percorreram várias curvas lado a lado, mas no fim Palmer ganhou. Ele ficou em quinto. Nasr estabeleceu a melhor volta da corrida, garantindo-lhe dois pontos a mais, além dos quatro pela pole position ontem. Assim, Nasr somou no total na Hungria até agora 12 pontos e Palmer, 10. Depois de 13 provas este ano, Palmer tem 178 pontos e Nasr, 139.

O piloto de testes da Williams não estava nem um pouco contente com o comportamento de Palmer na luta entre ambos. "Ele não foi limpo, fui jogado para fora da pista." Na primeira batalha, Nasr deu espaço para o inglês, exceto na saída da curva 3, o que obrigou Palmer ultrapassar as zebras, indo mesmo na área asfaltada.

E na disputa seguida entre ambos, Palmer foi acintoso ao literalmente colocar Nasr para fora na curva 1, fazendo o brasiliense seguir no asfalto da área de escape também. É provável que os comissários tenham interpretado que como o duelo terminou 1 a 1, os dois não seriam punidos. Essa, no entanto, não é a visão de Nasr.

O campinense Andre Negrão, da Arden, conseguiu pela primeira vez, este ano, o de estreia na GP2, administrar melhor o consumo dos pneus Pirelli e disputou boa corrida. A exemplo de Nasr, sua estratégia foi bastante prejudicada pela entrada não apenas do primeiro safety car como do segundo. "Os dois safety car acabaram com a minha corrida e a de muita gente. Meus tempos eram bons, terceiro melhor da prova." Acabou em 17.º.

Amanhã será disputada a segunda etapa da GP2 no fim de semana em Budapeste. Com o critério do grid invertido entre os oito primeiros, Nasr, por ter sido sétimo hoje, larga em segundo. O pole position é o italiano Raffaele Marciello, da Racing. O líder do campeonato, Palmer, em quarto. Negrão começa na posição que terminou a corrida deste sábado, 17.º. A largada será às 5h35. São 28 voltas.