Topo

Após atropelar rival, piloto da Nascar volta às pistas e admite remorso

Do UOL, em São Paulo

29/09/2014 19h16

Tony Stewart protagonizou um dos acidentes mais impressionantes do automobilismo em 2014: em 10 de agosto, bateu no carro de Kevin Ward Junior durante uma prova da Nascar Sprint Series; o rival se irritou, desceu do carro e invadiu a pista para reclamar, mas acabou atropelado por Stewart e morreu no local. Na última semana, foi considerado inocente por investigações policiais, e agora se prepara para voltar às provas, apesar de conviver com remorso.

“Eu nem sei se eu vou ficar normal de novo”, afirmou Stewart, de acordo com o jornal USA Today. A pausa de três semanas foi forçada para acompanhar as investigações. Desde o acidente, ele fez cinco corridas da Nascar. Por falta de provas quanto à intenção de acertar Ward, acabou absolvido, embora a família do piloto morto indique que o ato foi premeditado, para assustar. Um exame toxicológico revelou a presença de substâncias da maconha no organismo de Ward.

“Antes do acidente, os dias passavam voando. Agora, parecem que duram dois ou três dias. É como se a bateria do relógio estivesse enfraquecida”, afirmou o piloto de 43 anos, que negou as acusações, mas cogitou encerrar a vitoriosa carreira – é tricampeão da Nascar Sprint Cup, em 2002, 2005 e 2011. É, ainda, dono de uma equipe da modalidade.

A polêmica sobre o acidente está longe de terminar, no entanto. Stewart afirmou que está à disposição da família de Kevin Ward para um encontro, mas avisou: “eu não preciso falar com eles para superar isso. Eu sei o que aconteceu, e foi um acidente”. Ele ainda criticou o fato de ter virado alvo de muitos companheiros de automobilismo: “É como pessoas atirando dardos umas nas outras. Não resolve nada”.

“Espero que, depois disso, eu consiga ser uma pessoa melhor”, afirmou Tony Stweart, que deve voltar às pistas no próximo final de semana, em prova no Kansas. Enquanto isso, a família de Ward cogita entrar com ação civil, de acordo com a CBS.