Topo

Ele fechou San Francisco só para dar cavalo de pau. E virou sucesso na web

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 06h00

Em 1994, Ken Block era um jovem skatista quando fundou a marca DC Shoes com um amigo na Califórnia. Dez anos depois, a marca ligada a skate e esportes radicais comprovava seu sucesso ao ser comprada por 80 milhões de dólares pela Quicksilver, mas Ken Block não estava satisfeito. Sempre apaixonado por carros, o empresário resolveu partir para uma nova paixão: virar piloto.

Lembrando da infância, quando gostava de puxar o freio de mão do Toyota Corolla da mãe para fazer algumas manobras, ele buscou um esporte que pudesse atender esse desejo. Misturando velocidade e habilidade para pilotar em terrenos adversos, o rali acabou sendo escolhido. Block fez sucesso no Rally America e chegou ao Mundial de Rali, onde nunca se destacou.

Ele continua no esporte a motor até hoje, mas parece ter encontrado seu real atributo quando decidiu produzir um vídeo em setembro de 2008, chamado Gymkhana, onde mostrava todas as habilidades no “drift” com um Subaru Imprenza de 2006 em uma pista fechada. As longas derrapagens nas curvas e o zigue-zague com o freio de mão puxado, junto com os “zerinhos” que pintaram todo o asfalto, deram início a uma febre na internet.

No ano seguinte veio a segunda parte, filmada no porto de Los Angeles, com manobras em guindastes, contêineres e pilastras - e apertados “zerinhos” em um integrante da equipe de Ken Block. Veio a terceira parte, em uma antiga pista francesa, e a quarta, nada menos do que no parque de diversões da Universal Studios, em Hollywood.

Ken Block, piloto e rei do drift - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As visualizações no YouTube aumentavam cada vez mais, mas nada que se comparasse à quinta Ghymkhana, em 2012, quando ele fechou várias ruas de San Francisco para dar shows de derrapagem com um Ford Fiesta, incluindo zerinhos nos tradicionais bondinhos (em movimento, claro) e saltos nas famosas ladeiras da cidade da Califórnia. Quem também sofreu como vítima dos zerinhos foi seu amigo Travis Pastrana, do motocross. O vídeo alcançou mais de 70 milhões de visualizações em dois anos e meio.

Outras duas sequências foram produzidas: a sexta, com inspiração no game Need for Speed, e a sétima, publicada há um mês, nas ruas de Los Angeles. Nesse último, um novo atrativo: ele faz tudo a bordo de um icônico Ford Mustang 1965.

Fã de Fórmula 1 - e sem se empolgar muito com a paixão americana no automobilismo, a Nascar - Ken Block disse recentemente em entrevista à revista inglesa “Autosport” que tem um pouco de inveja do atual campeão mundial Lewis Hamilton. Só um pouco. “Ele viaja o mundo e faz muito sucesso no automobilismo, mas acho que me divirto mais do que ele”, sintetiza. “O que eu faço é mais próximo dos garotos. Não me entenda mal: a F1 é linda. É uma forma de arte, mas acho que é não tão fácil assim de se relacionar.”

Em resumo, Block gosta da competição, mas nada supera a alegria de pilotar na base do cavalo de pau. “Para mim, carros são divertidos, e acho que isso às vezes se perde nas corridas. Muitas vezes ouço um piloto falar, quando sai do carro, que ele estava saindo muito de traseira e isso causou uma saída de pista. Não quero ouvir essas coisas. Quero saber o quão divertido foi.”