Topo

Brasileiro Tony Kanaan vence as 24 Horas de Daytona

Equipe do brasileiro Tony Kanaan. ao lado de Kyle Larson, Scott Dixon e Jamie McMurray, vence as 24 Horas de Daytona - Jerry Markland/Getty Images/AFP
Equipe do brasileiro Tony Kanaan. ao lado de Kyle Larson, Scott Dixon e Jamie McMurray, vence as 24 Horas de Daytona Imagem: Jerry Markland/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/01/2015 17h12

O brasileiro Tony Kanaan, ao lado dos companheiros Jamie McMurray, Kyle Larson e Scott Dixon, faturou a vitória nas 24 Horas de Daytona, tradicional prova de endurance do automobilismo americano, neste domingo (25).

A bordo do protótipo Ford Ecoboost da equipe Chip Ganassi - a mesma pela qual corre na Fórmula Indy -, Kanaan conquistou a vitória na classificação geral ao lado dos pilotos depois de um dia inteiro de disputa intensa e revezamento entre os competidores na pista da Flórida. Foram 740 voltas, e o time vencedor realizou 10 pit stops no total.

O neozelandês Dixon estava na direção no momento da bandeirada. Cerca de uma hora antes da bandeirada, aguardando o desempenho do companheiro na pista, Kanaan brincou no twitter sobre a ansiedade pelo fim da prova: “Já não tenho mais unhas”.

A equipe de outro brasileiro, Christian Fittipaldi, terminou em segundo na classificação geral. Fittipaldi teve a seu lado João Barbosa e Sébastien Bourdais em um Corvette Coyote, também da categoria protótipo. Eles terminaram a pouco mais de um segundo dos líderes, com Bourdais lutando para alcançar Dixon, sem sucesso.

A vitória de Kanaan em Daytona se junta a outro triunfo recente no automobilismo americano: a conquista das 500 Milhas de Indianápolis, em 2013. Kanaan foi o 13º piloto a conseguir a vitória nas duas provas - um deles havia sido justamente Dixon, vencedor em Daytona também em 2006 e em Indianápolis dois anos depois.

Kanaan se torna o quarto brasileiro a vencer a tradicional corrida de longa duração dos Estados Unidos: antes dele, Raul Boesel (1988), Christian Fittipaldi (2004 e 2014) e Oswaldo Negri (2012) também levaram a bandeirada em primeiro.

Barrichello

O ex-piloto de Fórmula 1 e atual campeão da Stock Car Brasil, Rubens Barrichello, foi um dos brasileiros que participou da prova, pela equipe Starworks, ao lado de Brendon Hartley, Ryan Hunter-Reay, Scott Mayer e Tor Graves, com um BMW Dinan, mas a equipe não terminou a prova.

"Pena que não durou muito... Problemita após 14 horas de prova. Mas foi sensacional estar nesta pista mais uma vez", disse Barrichello no Instagram, prometendo retornar em outras edições da corrida.

Tony Kanaan, Kyle Larson, Jamie McMurray e Scott Dixon festejam vitória nas 24 Horas de Daytona de 2015 - Jerry Markland/Getty Images - Jerry Markland/Getty Images
Tony Kanaan, Kyle Larson, Jamie McMurray e Scott Dixon com o troféu das 24 Horas
Imagem: Jerry Markland/Getty Images