Topo

7 fatos que mostram que Rubinho Barrichello não merece ser alvo de piadas

REUTERS/Stefano Rellandini
Imagem: REUTERS/Stefano Rellandini

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 06h00

Rubens Barrichello completa neste sábado (23) 43 anos. O ex-piloto de Fórmula-1 passou 18 anos na categoria e ficou mais em destaque em seus seis anos de Ferrari, quando conviveu ao lado de Michael Schumacher. Foi principalmente nesse período que Rubinho acabou sendo alvo de muitas piadas por ficar muitas vezes atrás do alemão nas corridas.

No dia do aniversário de Rubinho, o UOL Esporte separou alguns momentos marcantes da carreira de Barrichello que fazem o piloto ser merecedor de elogios e não de piadas.

1- Número histórico

Barrichello pódio 2000 - AP Photo/Jockel Finck - AP Photo/Jockel Finck
A primeira vitória de Barrichello na F-1, em 2000
Imagem: AP Photo/Jockel Finck

O número de Grandes Prêmios de Fórmula 1 disputados por Barrichello impressiona. Foram 323 GP’s.  O brasileiro é o piloto com mais corridas disputadas na história da F-1.

2- Último brasileiro no lugar mais alto do pódio

Rubens Barrichello foi o último brasileiro a vencer um GP de Fórmula 1. Foi em 2009, no Grande Prêmio da Itália. Desde então, nenhum piloto do país conseguiu o feito.

3- Duas vezes vice-campeão mundial de F-1

Dos sete títulos conquistados por Michael Schumacher, cinco deles foram conquistados na Ferrari. Os cinco com Rubinho como companheiro. Nesse período, todo o brilho ficava com o alemão. Mas mesmo assim Barrichello conseguiu dois vice-campeonatos em 2002 e 2004. Os melhores feitos de brasileiros desde Senna.  Em 2004, alias, Barrichello conquistou o maior número de pontos de sua carreira em uma temporada : 114, ficando 34 atrás de Schumacher.

4- Fez corrida histórica em carro ruim e poucos lembram

GP de Donington Park em 1993 - Pascal Rondeau /Allsport - Pascal Rondeau /Allsport
A largada do GP de Donington Park em 1993
Imagem: Pascal Rondeau /Allsport

O ano era 1993. Rubens Barrichello, então em seu primeiro ano de F-1, correndo pela Jordan, fez uma das corridas mais marcantes da categoria. O vencedor foi Ayrton Senna. O que ninguém se lembra, no entanto, é que mesmo embaixo de chuva e com um carro ruim, Rubinho fez uma grande prova.

Logo no início da prova, o piloto saltou da 12ª colocação para a quarta. Faltando duas voltas para o final da corrida, Barrichello estava na segunda colocação, mas o seu Jordan quebrou. a cinco voltas do final, a bomba de combustível do carro do brasileiro entrou em colapso, obrigando Barrichello a abandonar .

5- Número de pódios na F-1

Rubinho pódio  - REUTERS/Peter Jones - REUTERS/Peter Jones
Barrichello ao lado de Schumacher no pódio em 2002
Imagem: REUTERS/Peter Jones

Rubinho Barrichello fez 68 pódios em sua carreira na Fórmula 1. O número só é menor que o de Ayrton Senna na categoria. Senna fez 80 pódios durante sua carreira.

6- Títulos antes da F-1

Rubinho começou a disputar campeonatos de kart aos 8 anos de idade e logo se destacou. Ele foi cinco vezes campeão brasileiro na categoria, sendo considerado imbatível na época.  Ainda hoje Rubinho figura no top 4 do kart brasileiro com seu pentacampeonato. Ele é o quarto piloto com mais títulos brasileiros na categoria: 5.

Um dos maiores destaques do ex-piloto de F-1 antes de correr pela categoria, no entanto, foi na Fórmula-3, em 1991. Com apenas 18 anos de idade, Rubinho foi campeão. O feito foi um grande passo para que Barrichello conseguisse dois anos mais tarde correr na F-1.

7- Sucesso na Stock Car

Barrichello voltou a correr pela Stock Car e em 2014 e foi campeão. Dos 32 pilotos brasileiros com passagem pela Fórmula 1 até hoje, 15 disputaram a Stock e a maioria não teve sucesso. Rubens Barrichello é apenas o terceiro a conseguir levantar a taça.