Topo

Ele corre com carro 24 e pintura arco-íris. E nada tem a ver com causa gay

Carro número 24 de Jeff Gordon, piloto que compete pela Nascar - Divulgação
Carro número 24 de Jeff Gordon, piloto que compete pela Nascar Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/06/2015 11h09

Uma das pinturas de carro mais icônicas da Nascar voltará às pistas no dia 22 de agosto, em prova noturna marcada para o autódromo oval de Bristol Motor Speedway, no Tennessee. O piloto Jeff Gordon levará o arco-irís de volta à categoria após 15 anos de ausência.

Como de costume, ele ainda usará o número 24. Seria mais uma manifestação de apoio à decisão dos Estados Unidos em liberar o casamento gay? Não, somente coincidências.

Jeff Gordon usou o colorido em seu carro durante sete anos da carreira – entre 1993 e 2000. Neste período, o piloto norte-americano venceu 52 corridas. A pintura de seu carro, que lembrava um arco-íris, virou febre entre fãs da categoria e também deu sorte. Gordon ganhou três campeonatos com o carro pintado desta forma.

Sem o arco-íris no carro a partir de 2001, a sua carreira teve uma queda. O piloto foi campeão da Winston Cup Series somente naquela temporada. E nada mais.

Por uma jogada de marketing de um novo patrocinador, Gordon irá reutilizar a pintura arco-íris em agosto, no estado do Tennessee. O clássico estilo do carro e o número 24 – que ganhou conotação de escolha sexual no Brasil por causa do jogo do bicho –, nada têm a ver com a decisão da Suprema Corte Americana em liberar o casamento gay nos Estados Unidos.

Na última sexta-feira, o mundo do esporte repercutiu a decisão histórica dos EUA. A MLS (liga de futebol profissional nos EUA), por exemplo, aderiu à causa e manifestou seu apoio através das redes sociais. Grandes empresas, governos, chefes de estado e celebridades também vestiram seus avatares na Internet com as cores do arco-íris.