Topo

Piloto da Indy morre após ter carro atingido por destroços durante prova

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 22h05

O piloto britânico Justin Wilson não resistiu aos ferimentos na cabeça sofridos no domingo durante a etapa de Pocono da Fórmula Indy e morreu na noite dessa segunda aos 37 anos um dia após ficar em coma.

Ex-piloto da F-1, ele obteve sete vitórias na Indy em 174 provas disputadas. Deixa a mulher, Julia, e duas filhas de 7 e 5 anos.

O britânico da Andretti Autosport foi atingido na volta 180 (total de 200) por destroços do carro de Sage Karam, que havia se acidentado momentos antes. Justin Wilson deixou a pista inconsciente e foi encaminhado de helicóptero para o Hospital Lehigh Valley Health Cedar Crest, na Pensilvânia, onde permaneceu em coma até a divulgação de sua morte, na noite desta segunda. Wilson tinha 37 anos e deixa dois filhos.

"Não dá para dizer o tamanho da perda que sinto agora. Ele era o meu Irmão, meu melhor amigo, meu exemplo e meu mentor. Ele era um campeão", escreveu Stefan, irmão mais novo de Wilson e que também é piloto da Indy Lights.

 

"Hoje, não vamos comentar ou responder questionamentos por respeito a família. Estamos aqui para anunciar tristemente que Justin Wilson morreu em decorrência dos ferimentos ocorridos em sua cabeça. Ele morreu em companhia de sua família, seu irmão (Stephen), sua mulher (Julia) e seus pais. Vamos dar total suporte para a família. Eu quero expressão meus sentimentos para a família, que agradece à equipe Andretti à equipe médica e ao hospital. Os fãs foram maravilhosos e sei que a família agradece. A família também agradece muito aos companheiros de equipe", o chefão da Fórmula Indy, Mark Miles, anunciou em coletiva de imprensa. 

"IndyCar é uma grande família e todos os esforços estarão relacionados à família de Wilson, nos certificando de que eles tenham todo o suporte necessário neste momento", completou Miles. 

Os detalhes sobre o funeral do piloto ainda não foram acertados e devem ser anunciados nesta terça-feira (25). A Indy informou que ao invés de flores, foi criado um fundo para a família do piloto inglês. "As doações podem ser enviadas para Fundo, c / o INDYCAR de Wilson Crianças, 4551 W. 16th St., Indianapolis, IN 46222", completa a nota no site da Indy. 

A equipe de Justin Wilson, a Andretti Autosport também lamentou a morte do piloto. ""Nós estamos profundamente triste pela morte de Justin Wilson. Ele era um grande piloto, um valioso membro do time e um homem respeitado no esporte. Enquanto Justin estava em nossa equipe há pouco tempo, demorou pouco para que ele ficasse para sempre na família Andretti. A vida dele e na carreira de piloto é uma hisória de paixão. Nossos sentimentos para a família de Wilson e para todos seus fãs", diz a nota.

O piloto norte-americano Ed Carpenter também esteve presente no anúncio e prestou condolências à família de Justin Wilson em nome dos pilotos da Indy. "Justin era um piloto excepcional, amigo de todos", disse. 

A notícia da morte do piloto começou a ser muito comentada nas redes sociais no começo da noite desta segunda-feira. No entanto, só foi confirmada às 21h, horário da Pensilvânia, 22h de Brasília. 

Mesmo com o acidente, a corrida deste domingo (23) terminou com a vitória de Ryan Hunter-Reay, companheiro de Wilson na Andretti Autosport. 

Wilson fez oito poles em sua carreira na Indy. No atual campeonato, o inglês era o 24º colocado. Wilson também correu também na F-1. Em 2003, disputou o campeonato pela Minardi e pela Jaguar.

A última morte ocorrida na Fórmula Indy havia sido em 2011, quando o norte-americano Dan Wheldon morreu em um trágico acidente durante a etapa de Las Vegas da Indy. Na ocasião, 15 carros se envolveram na batida e o piloto morreu após 13 pancadas na cabeça, incluindo choque com o posto de suporte do alambrado, que separa a pista da arquibancada.