Topo

Veículos do Dakar pegam trânsito durante largada em Buenos Aires

Brunno Carvalho*

Do UOL, em Buenos Aires (ARG)

02/01/2016 15h53

Um fato curioso aconteceu durante a largada promocional do Rally Dakar, neste sábado (2), em Buenos Aires, na Argentina. As ruas da cidade não foram interditadas, então os pilotos tiveram que encarar o trânsito durante o percurso.

Nessa fase, que antecede o início oficial da competição, os 345 veículos (motos, carros, quadriciclos e caminhões) saíram do parque de Tecnópolis, com destino a Arrecifes, passando por três bairros de Buenos Aires: Villa Pueyrredón, Villa Urquiza e Saavedra.

A largada promocional foi feita em ordem reversa à posição final de cada piloto na última edição do Rally Dakar. Um por vez, os participantes iniciavam o trajeto, acompanhados de perto pelo bom público presente em Tecnópolis e também posicionado na beira das rodovias por onde passaram.

Além dos representantes argentinos, outros pilotos levantaram o público quando passaram. Foi o caso do príncipe do Qatar Nasser Al-Attiyah, campeão na categoria dos carros em 2015. Antes de colocar seu veículo para correr, ao lado do co-piloto francês Matthieu Baumel, ele agitou uma bandeira da Argentina, para delírio dos fãs.

Ainda neste sábado, será realizado o prólogo, um trajeto de 11km na cidade de Arrecifes, que serve para definir a ordem de largada nas quatro categorias.

Essa será a oitava edição do Rally Dakar na América do Sul. Originalmente disputada na Europa e África, a competição mudou de local em 2008, por causa de ameaças terroristas na região africana. A primeira disputa em solo sul-americano aconteceu em 2009.

A competição desse ano contará com 556 competidores, de 60 nacionalidades. Durante os 14 dias de competição, eles passaram pelos desertos da Argentina e Bolívia. Ao todo, o Brasil terá 10 representantes: Jean Azevedo, nas motos; Guilherme Spinelli, Youssef Haddad, João Franciosi, Gustavo Gugelmin, Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko, nos carros; Marcelo Medeiros, no quadriciclo; Leandro Torres e Lourival Roldan, nos UTVs.​

* O repórter viaja a convite da Honda.