Topo

Williams vê mudança de regras de 2017 como chance de voltar a ser grande

Do UOL, em Barcelona (ESP)

28/06/2016 05h32

A vantagem do motor Mercedes está diminuindo ano após ano e deve cair ainda mais na próxima temporada, em que o desenvolvimento das unidades de potência estará totalmente liberado. Mas ainda assim a Williams acredita que as novas regras de 2017 representam uma “grande oportunidade” para o time retornar à ponta.

O crescimento da equipe inglesa a partir de 2014, quando voltou a conquistar pódios com certa regularidade, esteve intimamente ligado ao motor alemão. Tanto, que depois de ser terceira colocada em duas temporadas seguidas, a Williams hoje é a quarta força do grid, o que coincide com o crescimento dos propulsores de Ferrari e Renault.

Ainda assim, o chefe de performance, Rob Smedley, acredita que as mudanças aerodinâmicas de 2017 possam ser positivas para a equipe. “A maneira como desenvolvemos os carros hoje, com restrições aos testes aerodinâmicos, favorece muito quem tem recursos restritos e 2017 dá uma grande oportunidade para a Williams diminuir a diferença com os ponteiros. Temos de explorar essa oportunidade ao máximo, a meta é crescer, e não ficar onde estamos.”

Smedley disse ainda que não há particularmente fraco na Williams no momento e defende que a equipe trabalhe em todas as áreas. “Esse é um erro comum na F-1: focar em uma área particular. A não ser que haja algum erro óbvio, não se pode fazer isso. Precisamos continuar encontrando performance no carro, seja na parte mecânica, aerodinâmica ou via tecnologia pura.” 

Em relação aos pilotos, tanto Felipe Massa, quanto Valtteri Botas têm contratos válidos até o final desta temporada e não estão garantidos ano que vem.