Topo

Baterista do Sublime e Friends viram referência para Brasil na incógnita Tulsa

Brasil enfrentará Estados Unidos pela Liga Mundial em Tulsa, cidade do Friends - Alexandre Arruda/CBV/Divulgação
Brasil enfrentará Estados Unidos pela Liga Mundial em Tulsa, cidade do Friends Imagem: Alexandre Arruda/CBV/Divulgação

Roberta Nomura

Em São Paulo

23/06/2011 12h07

A primeira visita aos Estados Unidos não será exatamente do jeito que os jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei imaginaram. A estreia de boa parte do elenco em território norte-americano passará longe das badaladas Nova York, Orlando ou Las Vegas e ocorrerá na desconhecida Tulsa. Antes de embarcar para o segundo maior município de Oklahoma, as poucas referências que os comandados de Bernardinho tiveram foram do baterista do Sublime e do seriado Friends.

Tulsa é o 47º maior município dos Estados Unidos e tem mais de 390 mil habitantes. Mas foi popularizada ao ser citada em alguns episódios do seriado Friends, encerrado em 2004. Na trama, o personagem Chandler aceita, sem querer, se mudar para Oklahoma e passa nove capítulos se revezando entre a cidade e Nova York (assista ao lado).

“Na verdade, quem lembrou disso foi minha esposa. Ela até falou mais na brincadeira que o Brasil ia jogar na cidade do Chandler, do Friends. É aquele que ele vai viajar a trabalho”, afirmou João Paulo Tavares, um dos mais ‘viciados’ em seriados de TV. Mesmo sem estar na lista de seus favoritos – ele prefere House e Two And a Half Men –, o ponteiro lembrou do fato.

Mas João Paulo Tavares acabou ficando na lista de cortados do técnico Bernardinho e não conhecerá Tulsa. Assim como os atores de Friends – embora mencionado, o município não figura na lista de locais de gravação. E a missão de desbravar a desconhecida cidade ficará a cargo de uma maioria que não acompanhou com afinco o seriado.

Viajei do lado do baterista do Sublime e falei sobre Tulsa. Ele disse que é bem pequena. O Holmes [central norte-americano que jogou no Vivo/Minas] falou que era interior. Definimos como Araçatuba dos Estados Unidos. Nem os americanos sabem o motivo de ser lá

Marlon, levantador brasileiro, sobre as informações que recebeu de Tulsa

O jeito, então, foi buscar outras referências. “Viajei do lado do baterista do Sublime e falei sobre Tulsa. Ele disse que é bem pequena. O Holmes [central norte-americano que jogou no Vivo/Minas] falou que era interior. Definimos como Araçatuba dos Estados Unidos. Nem os americanos sabem o motivo de ser lá”, contou Marlon. O levantador não escondeu o desejo jogar em outra cidade em sua primeira vez nos Estados Unidos. “Podia ser Chicago”.

Melhor jogador do mundo, Murilo teve sua primeira chance na seleção brasileira em 2003. Mesmo assim, nunca defendeu as cores do país em território norte-americano. “Dizem que é uma cidade bem pequena, mas não sei. É a primeira vez que jogo nos Estados Unidos. Em termos de país é um lugar que eu gostaria mesmo de conhecer. Eu e a Jaque queremos visitar a Disney”, comentou.

Outra informação passada aos brasileiros é que Tulsa tem uma característica mais country. “Não sei nada de lá. A parte country dos Estados Unidos é onde se encontram os melhores cavalos. Se tiver esse lado mesmo, vai ter coisa boa para ver por lá”, falou Dante. Nascido em Itumbiara (GO), o ponteiro não esconde a adoração pelo estilo sertanejo.

Mas as referências recebidas sobre Tulsa servem apenas para localizar os jogadores. Dentro de quadra, eles têm um amplo conhecimento do adversário desta semana. Algoz do Brasil na final olímpica em Pequim-2008, a seleção norte-americana foi responsável pela única derrota dos comandados de Bernardinho na Liga Mundial, em Belo Horizonte. Agora, a equipe verde-amarela encara os rivais às 21h (horário de Brasília) de sexta-feira e sábado.

GUSTAVO 'EMPRESTA' FILHO PARA VIVER IRMÃO MURILO EM COMERCIAL DE TV

A família Endres já tem dois representantes ilustres acostumados com as câmeras de TV. Agora, mais um integrante do clã ganhou os holofotes: Eric, filho de Gustavo e afilhado de Murilo. O central ?emprestou? o primogênito ao irmão e o menino de 11 anos interpreta o tio em um comercial de TV. O resultado agradou e os Endres famosos não escondem o orgulho. A peça publicitária do Banco do Brasil tenta reproduzir parte da infância e adolescência de Murilo em. E a primeira fase é feita por Eric. Leia mais