Topo

Com Eike Batista na plateia, RJX perde de virada para Florianópolis na estreia

Eike Batista é o principal investidor da equipe do RJX, que nesta quinta-feira fez sua estreia em amistoso contra o Florianópolis. Existência da equipe preenche uma lacuna de 14 anos da cidade do Rio de Janeiro sem times na Superliga masculina - Twitter/CBV
Eike Batista é o principal investidor da equipe do RJX, que nesta quinta-feira fez sua estreia em amistoso contra o Florianópolis. Existência da equipe preenche uma lacuna de 14 anos da cidade do Rio de Janeiro sem times na Superliga masculina Imagem: Twitter/CBV

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/07/2011 22h47

O RJX, a badalada nova equipe para a próxima temporada da Superliga, não correspondeu às expectativas em sua primeira partida. Em um jogo marcado pela falta de ritmo de ambos os times, os cariocas perderam de virada para o Cimed/Florianópolis por 3 sets a 2 (17/25, 19/25, 25/18, 25/16 e 15/13), no Maracanãzinho. A partida marcou também a cerimônia de despedida de Nalbert.

O time catarinense ainda estava desfalcado de dois atletas importantes: Gustavo, que está lesionado, e Eder, que está com a seleção brasileira B disputando amistosos. Pelos cariocas, os jogadores de nível de seleção brasileira, o central Lucão, o oposto Théo, o levantador Marlon e o ponteiro Dante foram os destaques.

Apesar da derrota, o jogador Riad, do RJX, destacou o retorno de uma equipe ao Rio de Janeiro. "O jogo tirou o nervosismo, a responsabilidade de mais de dez anos sem uma equipe no Rio de Janeiro. Deixamos a cabeça fazer a primeira partida aqui no Maracanãzinho", afirmou ao SporTV. O time é produto do investimento de Eike Batista e do apoio do governo do Rio de Janeiro. O empresário, aliás, esteve no ginásio carioca, vestiu a camisa e acompanhou o amistoso.

AMISTOSO TEM FESTA DE DESPEDIDA PARA NALBERT

A partida desta quinta-feira marcou também a despedida de Nalbert. O ex-jogador da seleção brasileira atuou o primeiro set com a equipe do RJX e no intervalo recebeu uma homenagem da Confederação Brasileira de Vôlei.

Com a filha no colo, Nalbert ainda brincou, pedindo para retornar à quadra no segundo set, mas não foi atendido pela organização do evento.

Com ambos os times em ritmo de pré-temporada, a partida foi marcada por erros de saque e pouco ritmo de jogo. A vantagem pesou para a equipe carioca, que começou mais cedo suas atividades e está com o grupo completo.

O resultado foi visto em quadra, com a vitória por 25 a 17, no primeiro set. Florianópolis melhorou na segunda parcial, mas ainda sentiu o começo da temporada e a ausência dos atletas. O time do levantador Bruninho encostou no placar na metade do set, mas o Rio de Janeiro, apoiado pela torcida que compareceu em bom número, fechou o set em 25 x 19.

Precisando vencer o set para evitar a derrota, Florianópolis começou a reação vencendo o terceiro set por 25 a 18. A equipe do sul do país mostrou porque é quatro vezes campeã nacional e manteve o bom ritmo. A liderança no placar tirou a torcida - que até então havia participado ativamente - do jogo. Resultado, vitória de Florianópolis no quarto período, 25 a 16, levando o jogo para o tie-break.

No último e decisivo set Florianópolis e RJX deixaram de lado a postura amistosa e brigaram do começo ao fim no placar, com direito à reclamações ao árbitro e muita comemoração a cada ponto. Ao final, o time catarinense manteve o bom momento da partida e venceu a quinta parcial por 15 a 13, garantindo a vitória de virada por 3 sets a 2.