Topo

Mudanças surtem efeito, Brasil vence a Argentina e mantém chance remota de vaga olímpica

Thaísa ataca contra o bloqueio argentino na vitória do Brasil na Copa do Mundo do Japão  - Divulgação FIVB
Thaísa ataca contra o bloqueio argentino na vitória do Brasil na Copa do Mundo do Japão Imagem: Divulgação FIVB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/11/2011 08h45

Dois jogos, seis sets jogados e nenhum vencido. O momento da seleção brasileira feminina de vôlei não é dos melhores. Nas últimas duas partidas, contra Itália e Japão, a equipe foi derrotada. Para dar um ânimo ao time, o técnico José Roberto Guimarães barrou Mari e Fabíola, titulares até então na Copa do Mundo, para o jogo contra a Argentina, nesta quarta-feira. E as mudanças surtiram efeito. Mostrando uma vibração não vista nos últimos jogos, a seleção triunfou sobre as rivais sul-americanas por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-19 e 25-9.

Agora, com 15 pontos na competição, o Brasil, em sexto lugar, ainda mantém chances remotas de conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres já no Japão. A China, que ocupa o terceiro lugar, foi derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 2 e chegou aos 20 pontos. Assim, se a seleção vencer os dois próximos confrontos, contra Argélia e República Dominicana, seria possível a classificação. Porém, diversos outros resultados também teriam que acontecer, como as derrotas de Japão, China e Alemanha nos jogos restantes.

Com Dani Lins e Sassá nos lugares das barradas Mari e Fabíola, que não vinham bem, a seleção começou o primeiro set encontrando certa resistência das argentinas. O equilíbrio durou até a segunda parada técnica, quando o Brasil estava com dois pontos à frente. A partir dali, Dani Lins apareceu bem na distribuição das bolas, deixou Sheilla bem postada para marcar duas vezes seguidas e ajudar o time a se distanciar. Depois de um erro de ataque da Argentina, as brasileiras venceram o primeiro set depois de dois jogos.

OPINIÃO: BRUNO VOLOCH

Coerência na escalação na reta final da Copa do Mundo; faltou apenas a líbero Camila Brait

Já no segundo set, concentradas, as comandadas de Zé Roberto abriram 5 a 2 e pareciam que iam ter uma tranquila vitória. Porém, erros de ataque permitiram que as rivais encostassem (8 a 7). Na parada, o técnico brasileiro chamou a atenção do time, que voltou acordado para a quadra e disparou. Chegou a um 16 a 11 e encaminhou o triunfo na parcial, por 25 a 19.

Animadas com a vantagem no jogo, as jogadoras do Brasil tiveram, no terceiro set, talvez a melhor atuação até o momento na Copa do Mundo. Arrasadoras desde o início, as brasileiras tiveram excelente desempenho em todos os fundamentos, especialmente no bloqueio, com Thaísa, e no ataque, com Sheilla e Paula Pequeno. Contando também com muitos erros da Argentina, a equipe abriu 16 a 6 sem muito esforço. Zé Roberto aproveitou para, pela primeira vez, colocar Fabíola e Tandara na quadra, suas primeiras alterações no jogo, que, àquela altura, já estava ganho. Ainda deu para aumentar ainda mais a vantagem e fechar o set em 25 a 9.

O Brasil volta à quadra na madrugada desta quinta, às 4h (de Brasília), contra a Argélia.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DE BRASIL 3 X 0 ARGENTINA