Topo

Sem vaga olímpica, Brasil vence dominicanas na despedida da Copa do Mundo

Brasil se despediu do Japão com vitória por 3 a 0 sobre as dominicanas - FIVB/Divulgação
Brasil se despediu do Japão com vitória por 3 a 0 sobre as dominicanas Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

18/11/2011 07h05

Na despedida da Copa do Mundo feminina de vôlei, a seleção brasileira não teve dificuldades e venceu a República Dominicana por 3 sets a 0 (25-21, 25-10, 25-17), em 1h12 de jogo na manhã desta sexta-feira, em Tóquio. Com isso o Brasil encerra sua irregular campanha no Japão com 8 vitórias, 3 derrotas, mas sem uma das três vagas olímpicas (Itália, EUA e China se classificaram para Londres-2012). Agora as comandadas de José Roberto Guimarães terão nova chance de garantir passaporte para as Olimpíadas em maio do ano que vem quando, em casa, disputam a seletiva continental.

O primeiro set começou de forma arrasadora para o Brasil. Contando com diversos erros não forçados das adversárias, as brasileiras chegaram a abrir 11-4. No entanto, a irregularidade que caracterizou o time no torneio voltou a aparecer e as dominicanas encostaram no placar com 16-15. Contudo, depois de algumas mexidas, o Brasil restabeleceu-se, e com um ataque de Sheila, fechou o primeiro set em 25-21.

O segundo set foi bem mais tranquilo para as brasileiras. Com Adenízia no lugar de Thaísa, o Brasil chegou a marcar sete pontos seguidos, abrindo 16-6. Com as dominicanas demonstrando dificuldades para superar o bloqueio brasileiro, o Brasil abriu ainda mais vantagem e, com um ace de Sheila, venceu o segundo set por 25-10.

Precisando de reação, as dominicanas tentaram endurecer o jogo no terceiro set chegando a liderar a partida em 9-8. Mas o Brasil logo reagiu, fez três pontos seguidos, e abriu 16-12. A partir disso foi só administrar a partida e, com um bloqueio de Adenízia, fechar o set por 25-17 e a partida em 3 a 0.

Paula Pequeno (12 pontos) e Sheila (10 pontos) foram as maiores pontuadoras do Brasil. Com a vitória, a seleção brasileira chegou aos 21 pontos terminando a competição na quinta colocação. O título da Copa do Mundo ficou com as italianas, que venceram as quenianas na abertura da rodada final por 3 a 0, e contaram com a derrota dos EUA para o Japão também por 3 a 0 para garantir o bicampeonato.

*atualizado às 10h15

MELHORES MOMENTOS BRASIL 3x0 REPÚBLICA DOMINICANA