Topo

Jogador da seleção de vôlei é vítima de ato racista em clássico mineiro da Superliga

Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, durante derrota do time para o Vivo/Minas  - Alexandre Arruda/CBV
Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, durante derrota do time para o Vivo/Minas Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo*

01/03/2012 06h00

O clássico mineiro entre Vivo/Minas e Sada Cruzeiro, pela Superliga masculina, nesta quarta-feira, ficou marcado por um incidente ocorrido fora de quadra. O oposto Wallace Souza, do Cruzeiro, foi vítima de um ato racista durante o segundo set da emocionante partida, que acabou vencida pelo Minas por 3 sets a 2 (20-25, 25-27, 25-23, 25-19 e 15-12). Uma torcedora, após um ponto do atleta, gritou "Wallace, seu macaco, volta para o zoológico". Depois, a palavra "macaco" foi ouvida outras vezes por quem estava na quadra.

Em contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa do Sada Cruzeiro confirmou o xingamento e afirmou que Wallace estava transtornado após a partida, no vestiário. O Sportv, canal que transmitiu a partida ao vivo, conseguiu captar o áudio da ofensa ao atleta que, inclusive, tem sido convocado para a seleção brasileira. 

"É muito revoltante escutar uma coisa dessas, não dá para aceitar", lamentou Wallace em comentário publicado no site oficial do Cruzeiro. "Foi até melhor eu não ter conseguido ver a pessoa, pois eu podia ter perdido a cabeça na hora. Isso me tirou um pouco do jogo”.

Logo após o jogo, Wallace criticou a torcida do Minas. "Sinceramente, nunca gostei da torcida aqui, acho que eles não têm respeito nenhum", reclamou em entrevista ao Sportv.

No duelo, o oposto anotou 17 pontos, mas, mesmo assim, afirmou a pessoas próximas, dentro do vestiário, que o xingamento o abalou psicologicamente e que ele não conseguiu se concentrar direito no confronto após as ofensas.

Nesta quinta-feira, o Cruzeiro vai levar o caso para a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) tomar conhecimento e analisar se é possível que alguma medida seja tomada. O clube pediu que o delegado da partida incluísse o ocorrido no relatório do jogo. No entanto, o time de Contagem (MG) não acredita que vá haver alguma punição, já que a torcedora não foi identificada no meio dos 3.092 torcedores que compareceram à Arena Vivo para acompanhar o duelo.

Em 2011, o Sada Cruzeiro se viu envolvido em uma polêmica parecida, mas do lado oposto, já que durante uma partida no Ginásio de Contagem, a torcida local xingou o central Michael, do Vôlei Futuro, de "bicha". O time mineiro foi julgado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e recebeu uma multa de R$ 50 mil.

Na ocasião, porém, o Cruzeiro reclamou da sentença e, apesar de reconhecer o incidente e se solidarizar com Michael, considerou o caso normal e alegou que o Vôlei Futuro estava tentando criar um clima ruim para o segundo jogo das semifinais entre as duas equipes.

*Atualizada às 9h27

WALLACE SOUZA É VÍTIMA DE RACISMO EM CLÁSSICO DA SUPERLIGA; VEJA

PROVOCAÇÃO NA CIMED GERA INDIGNAÇÃO NO SESI

Em uma partida que teve atraso de duas horas devido ao excesso de umidade e aos esforços para secar a quadra usando até ventiladores, o Cimed venceu o Sesi por 3 a 0 em Florianópolis, e o DJ do estádio Capoeirão iniciou uma polêmica. Ao final da partida, colocou no sistema de som a música "Chupa que é de uva", interpretada como uma provocação por jogadores como Rodrigão, que se manifestou contra o fato via Twitter.