Topo

Vôlei Futuro bate Unilever, segue invicto em casa e veta recorde do rival; Sesi masculino vence

Walewska (d) tenta passar pelo bloqueio de Mari em lance da vitória do Vôlei Futuro - Miguel Schincariol/adorofoto
Walewska (d) tenta passar pelo bloqueio de Mari em lance da vitória do Vôlei Futuro Imagem: Miguel Schincariol/adorofoto

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em Araçatuba (SP)*

07/03/2012 06h22

Demorou, mas a invencibilidade de 19 jogos da Unilever na Superliga feminina caiu. Quase três meses depois da única derrota na competição, o time do Rio de Janeiro voltou a ser superado, nesta terça-feira. E o responsável foi o Vôlei Futuro, que contou com enorme apoio de sua torcida para virar o jogo e vencer por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 21-25, 25-20, 30-28 e 15-12, em 2h23 de jogo, disputado no Ginásio Plácido Rocha.

FINAL DA SUPERLIGA 'SAI' DO IBIRAPUERA

  • Alexandre Arruda/CBV

    A decisão da Superliga masculina não será mais disputada no Ginásio do Ibirapuera, como a CBV havia informado antes do início da competição. O palco da partida, no dia 21 de abril, será o Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, mesmo local em que a seleção brasileira irá sediar seus jogos da Liga Mundial.

Até esta terça-feira, a Unilever, comandada pelo técnico Bernardinho, só havia perdido logo na estreia da Superliga, diante do Sesi/SP, no dia 10 de dezembro. Desde então, foram 19 vitórias consecutivos e um recorde quebrado: em 2004, o Osasco havia ficado 18 jogos invicto na fase de classificação. Além disso, o time carioca sequer perdia um set há oito partidas. A derrota para o Vôlei Futuro, no entanto, impediu que a Unilever quebrasse o recorde de 22 jogos seguidos sem perder, incluindo os playoffs, marca que pertence à própria equipe, em 2006.

"É muito bom conseguir acabar com essa invencibilidade delas, principalmente por este jogo ser tão perto dos playoffs. É uma vitória que pode nos dar moral mais pra frente, e a gente pode encontrar elas em breve de novo. Então, hoje a gente só tem que comemorar", festejou Paula Pequeno, autora do último ponto da vitória do time de Araçatuba.

Se a invencibilidade da Unilever caiu, o Vôlei Futuro segue sem perder. Ao menos em seu ginásio, o "caldeirão", como é apelidado pelos torcedores. Na atual edição da competição nacional, foram três vitórias por 3 sets a 0, duas por 3 sets a 1 e três por 3 sets a 2. Com o placar positivo diante de sua fanática torcida, a equipe do interior paulista chegou aos 48 pontos e garantiu o terceiro lugar da fase de classificação. Já a Unilever, apesar do revés, segue líder, com 57 pontos.

Na próxima sexta-feira, às 21h, Unilever e Sollys/Nestlé, atual vice-líder (55), duelarão para decidir quem termina a primeira fase na frente e garante a vantagem de jogar em casa até o fim nos playoffs. Enquanto isso, o time de Araçatuba visita o São Caetano, no mesmo dia e horário.

Vitória do Sesi no masculino

A festa da torcida de Araçatuba só não foi completa nesta terça-feira porque antes da vitória da equipe feminina contra a Unilever, o time masculino havia perdido de virada por 3 sets a 2 para o Sesi, parciais de 25-27, 25-23, 21-25, 25-23 e 15-7. Com a derrota, o grupo liderado pelo levantador Ricardinho caiu do segundo para o terceiro lugar na classificação geral da Superliga masculina, ultrapassado justamente pelo Sesi, o novo vice-líder.

A 10ª rodada do torneio masculino segue nesta quarta com cinco duelos: Sada/Cruzeiro x RJX, Vivo/Minas x Volta Redonda, Cimed/Sky x UFJF, BMG/Montes Claros x BMG/São Bernardo e Medley/Campinas x Londrina/Sercomtel.

*O jornalista viaja a convite da diretoria do Vôlei Futuro