Topo

Time de Bernardinho perde a 3ª consecutiva na Superliga feminina e se complica

Bernardinho esbraveja com jogadoras da Unilever durante derrota para o Mackenzie - Alexandre Arruda/CBV
Bernardinho esbraveja com jogadoras da Unilever durante derrota para o Mackenzie Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 19h43

A Unilever, comandada pelo técnico Bernardinho, se complicou na Superliga feminina. Nesta terça-feira, no primeiro duelo contra o Mackenzie pelas quartas de final, a equipe carioca foi derrotada por 3 sets a 2, parciais de 26-24, 15-25, 27-25, 24-26 e 15-13. Agora, a Unilever terá de vencer os dois próximos confrontos para não ser eliminada da competição e ir às semifinais. O segundo jogo da série será disputado no sábado, às 10h, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Caso o time mineiro consiga triunfar, elimina as atuais campeãs e se garante na próxima fase.

Esta foi a terceira derrota consecutiva da Unilever na competição. O primeiro revés foi para o Vôlei Futuro, em Araçatuba, no último dia 6. Depois de abrir 2 sets a 0, as cariocas passaram a errar muito e sofreram a virada, tendo uma invencibilidade de 19 partidas quebrada. Na sexta-feira, no clássico contra o Sollys/Nestlé, mais uma derrota, desta vez por 3 sets a 1. O resultado negativo fez com que a equipe terminasse a fase de classificação em segundo lugar. 

Nesta terça, o jogo foi complicado desde o início para as comandadas de Bernardinho. No primeiro set, o Mackenzie abriu seis pontos de diferença logo de cara, deixando o treinador bastante irritado. No desenrolar da parcial, a vantagem chegou a 10 pontos. No fim, porém, a Unilever reagiu e chegou a empatar em 24 a 24. Mas a ponteira Gabi conseguiu dois pontos de ataque e fez 1 a 0 para o time mineiro.

O segundo set foi o mais tranquilo de todos. As atuais campeãs se impuseram desde o início e contaram com o alto número de erros das donas da casa para empatarem o jogo. No terceiro, muito equilíbrio. Com Sheilla e Thaisinha desequilibrando para suas equipes, o set foi decidido somente no desempate, a favor do Mackenzie. Situação semelhante aconteceu no quarto set, mas, desta vez, foi a Unilever quem triunfou e levou o duelo para o tie-break. As mineiras souberam aproveitar das falhas rivais, desestabilizadas por um erro da arbitragem, e fecharam o jogo, abrindo 1 a 0 nos playoffs.

No fim da partida, Bernardinho saiu bastante irritado de quadra com a arbitragem, depois de, durante o tie-break, ter recebido um cartão amarelo, que resultou em ponto para as adversárias. "Todos querem tirar uma casquinha de mim. Hoje o árbitro foi tendencioso", esbravejou, em entrevista ao Sportv.

Favoritos vencem

A Unilever foi o o único dos quatro primeiros colocados da fase classificatória a sair derrotado no primeiro jogo dos playoffs, mas Usiminas/Minas e Vôlei Futuro também sofreram em seus confrontos.

A equipe de Belo Horizonte só derrubou o Sesi no tie-break (25-16, 22-25, 25-17, 21-25 e 15-11), confirmando o equilíbrio esperado para este confronto. O Vôlei Futuro precisou igualmente de cinco sets para vencer o Praia Clube (32-30, 23-25, 25-16, 20-25 e 16-14), abrindo vantagem nos playoffs.

A segunda rodada das quartas de final começa na sexta-feira com o duelo entre São Bernardo e Sollys/Nestlé. No dia seguinte, tem Unilever x Mackenzie e Praia Clube x Vôlei Futuro. Por fim, Sesi e Minas se enfrentam no domingo.

*Atualizada às 9h03 do dia 14/03