Topo

Bernardinho defende a mulher e critica CBV por falta de homenagem na despedida

Fernanda Venturini se despediu das quadras pela quarta vez, mas sem homenagens - Luiz Doro /Adorofoto
Fernanda Venturini se despediu das quadras pela quarta vez, mas sem homenagens Imagem: Luiz Doro /Adorofoto

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/04/2012 14h20

Fernanda Venturini se despediu do vôlei pela quarta vez neste sábado na derrota da Unilever por 3 a 0 para o Sollys/Nestlé na final da Superliga feminina. Mas, agora, ela garante que não volta mais às quadras. No adeus definitivo, nenhuma menção ao fato. E a falta de homenagens à sua jogadora e esposa incomodou ao técnico Bernardinho. O comandante criticou a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) por deixar a aposentadoria passar em branco.

“Fico triste porque a CBV nunca fez nem meia homenagem a ela. Meia que seja. Nunca. Uma jogadora que deu tanto, e não teve o mínimo de reconhecimento. Isso me entristece. O esporte brasileiro é um pouco assim: você fez, mas esquece, morreu o assunto. Então como marido, torcedor e treinador, me entristece. Em nenhum momento a CBV teve um mínimo de carinho”, disse Bernardinho ao canal Sportv.

FABIOLA ROUBA A CENA EM PREMIAÇÃO

Fabíola foi eleita a melhor da decisão e a melhor levantadora da competição. Jogadora da seleção brasileira, foi a mais festejada no pódio e fez questão de enaltecer a rival Fernanda Venturini.

A protocolar cerimônia de premiação transcorreu como de costume. Antes da entrega de medalhas para o campeão Sollys e a vice Unilever, os troféus individuais foram anunciados. Fabíola faturou o título de melhor levantadora da Superliga. Mas Bernardinho também não concordou com a escolha.

“Acho que a Fabíola fez um grande campeonato, mas acho que a Fernanda foi superior a ela como levantadora”, disse o técnico da Unilever e da seleção brasileira masculina de vôlei. Sem homenagens, Fernanda Venturini fez mesmo sua última partida como jogadora profissional.

A levantadora de 41 anos já havia se aposentado em 2001, quando engravidou da filha Júlia – fruto do seu casamento com Bernardinho. Pouco depois, retornou às quadras e deu novo adeus com o título da Superliga na temporada 2005/2006. Novamente em ação, ela encerrou a carreira em 2007 e voltou no início da temporada, mas, agora, promete não jogar mais.