Topo

Bernardinho convoca Ricardinho para Liga Mundial e deixa Marlon fora

Levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, estava afastado da seleção desde 2007 - Luiz Pires/Vipcomm
Levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, estava afastado da seleção desde 2007 Imagem: Luiz Pires/Vipcomm

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 19h13

O técnico Bernardinho divulgou nesta sexta-feira a lista dos 18 convocados para a Liga Mundial de Vôlei e incluiu o levantador Ricardinho, do Vôlei Futuro, entre os escolhidos. Bruno, que acertou com o RJX, será o outro jogador na posição. Com a entrada de Ricardinho, Marlon, do RJX, ficou de fora. Outro cortado foi William, do Cruzeiro.

VEJA A LISTA COMPLETA DE CONVOCADOS

Levantadores:Bruno (RJX) e Ricardinho (Vôlei Futuro)
Opostos:Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo)
Centrais:Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX)
Ponteiros:Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro)
Líberos:Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro)

Ricardinho estava afastado da seleção desde julho de 2007, quando, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, foi cortado do grupo. Até hoje os reais motivos são desconhecidos. Desde então, o levantador ficou cerca de dois anos sem sequer falar com a comissão técnica e com os jogadores que integravam o grupo.

Em 2010, Bernardinho também o pré-convocou para a Liga Mundial, mas, por vontade própria, Ricardinho decidiu que não era o melhor momento para se apresentar à seleção, já que estava voltando para o Brasil após sete temporadas na Itália. Depois da "negativa", ele acabou fora do Campeonato Mundial, no qual o Brasil conquistou o tricampeonato.

Na próxima terça-feira, o grupo se apresentará no Aryzão, Centro de Desenvolviemento do Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, onde iniciará os preparativos para a Liga Mundial de Vôlei. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia.

O primeiro compromisso será contra o Canadá, onde o Brasil jogará nos dias 18, 19  e 20 de maio, em Toronto. De lá, os comandados de Bernardinho viajarão para a Polônia, onde jogarão nos dias 1º, 2 e 3 de junho.

Na terceira fase, a seleção jogará em casa e fará suas partidas em São Bernardo do Campo, nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na última etapa, os quatro países jogam em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho.

A fase final da Liga Mundial 2012 será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times - os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede - que estarão divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam para as semifinais do campeonato.