Topo

Zé Roberto diz que vai cumprimentar "desafeto" Bernardinho em quadra, mas relação segue ruim

Zé Roberto concede entrevista durante a apresentação do Vôlei Amil, de Campinas - Felipe Christ/Divulgação Amil
Zé Roberto concede entrevista durante a apresentação do Vôlei Amil, de Campinas Imagem: Felipe Christ/Divulgação Amil

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 06h00

Depois da Olimpíada de Atenas, em 2004, os técnicos José Roberto Guimarães e Bernardinho se desentenderam e, desde então, não mais se falaram. Na próxima Superliga feminina, porém, o encontro vai ser inevitável dentro de quadra. Zé Roberto será o técnico do Vôlei Amil, de Campinas, anunciado nesta terça-feira, e Bernardinho comandará a Unilever, do Rio. Apesar de serem desafetos declarados, haverá ao menos um aperto de mão, no que depender de Zé.

"No jogo eu não vejo problema em cumprimentar ele, antes e depois. Faz parte da boa educação, ganhando ou perdendo. Isso é praxe. Ele vai ser um técnico do outro lado, meu adversário, como qualquer outro. E minha atitude vai ser normal como seria com qualquer outro também", revelou o treinador da seleção feminina, em entrevista ao UOL Esporte

Apesar das diferenças entre os dois, Zé Roberto sempre declara seu respeito pelo técnico Bernardinho. Como pessoa, a relação, de fato, continua estremecida. Recentemente, ambos ficaram hospedados no Centro de Treinamento de Saquarema, com as respectivas seleções, durante um período. Pessoas que convivem com os dois garantem que nem mesmo assim existe uma troca de olhares. Os problemas do passado, embora incomodem menos, ainda deixam resquícios.

"A gente não se fala. Faz tempo. Mas nem gosto de falar nesse assunto, sabe. O que passou, passou. Ele comanda a masculina, eu a feminina. Ele na Unilever, eu no Vôlei Amil e está tudo certo. Há o respeito como técnico", acrescenta Zé Roberto.

O conflito entre os dois começou em 2004. Na ocasião, Zé Roberto trocou farpas com a ex-levantadora da seleção Fernanda Venturini, esposa de Bernardinho. À época, Zé afirmou que influências externas de "maridos-técnicos" atrapalhavam sua equipe. Alguns boatos indicavam que a polêmica toda começou pois Venturini levava DVDs da equipe feminina para Bernardinho avaliar e palpitar, gerando grande mal estar.

Com Fernanda Venturini, a relação também chegou a ser cortada. Depois, houve uma reaproximação e a jogadora chegou até mesmo a se oferecer para voltar à seleção e disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A convocação, porém, não houve, já que Zé Roberto manteve o grupo que participou de todo o ciclo até chegar à Olimpíada. 

No ano passado, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Bernardinho explicitou o problema com Zé Roberto e declarou que "não tinha a menor intenção" de voltar a falar com o treinador bicampeão olímpico.

Após duas temporadas comandando o Fenerbahce, da Turquia, José Roberto Guimarães assinou contrato com o novo time de Campinas na segunda-feira, e foi apresentado na terça, em uma entrevista coletiva. Além dele, outro nome certo é o da meio de rede Walewska, campeã em Pequim-2008 com a seleção. O principal motivo que trouxe o técnico de volta ao país, segundo ele, é sua família.

"Passei cinco dos últimos anos fora tentando aprender, dirigindo jogadoras de outras seleções e times importantes do mundo. Isso foi extremamente importante. Agora era a hora de voltar. Recebi a proposta do Vôlei Amil, achei o projeto legal e que valia a pena começar. É mais dificil começar do zero, mas é um grande desafio. A motivação é muito grande", acrescentou.