Topo

Na volta de Ricardinho, Brasil perde para a Polônia na estreia da Liga Mundial

De volta à seleção, Ricardinho briga pela bola na rede com Michal Kubiak, da Polônia - Divulgação/FIVB
De volta à seleção, Ricardinho briga pela bola na rede com Michal Kubiak, da Polônia Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

18/05/2012 23h44

Após uma ausência de quase cinco anos, Ricardinho voltou a vestir a camisa da seleção brasileira de vôlei nesta sexta-feira. O retorno do levantador, porém, foi ofuscado pela derrota para a Polônia por 3 sets a 2 (parciais de 25-22, 27-25, 25-27, 22-25 e 15-12) na estreia das duas seleções na Liga Mundial.

Ricardinho começou o jogo, válido pelo grupo B do torneio e disputado em Toronto (Canadá), como um dos titulares da seleção. A equipe teve os desfalques de jogadores importantes: Murilo, Giba e Leandro Vissotto.

No primeiro set, o Brasil aproveitou os erros iniciais da Polônia para abrir uma pequena vantagem, com destaque para as atuações de Dante e Wallace. Os poloneses reagiram no fim, viraram e, com um ponto de Bartman, fecharam em 25-22.

A seleção brasileira começou o segundo set da mesma forma como o primeiro. A equipe, porém, voltou a se desconcentrar e permitiu a virada polonesa para 20-19. O Brasil chegou a igualar, mas terminou com nova derrota: 27-25.

Cometendo muitos erros, o Brasil voltou desconcentrado no terceiro set e permitiu aos poloneses dominar o jogo. Bernardinho mexeu na equipe e tirou Ricardinho, substituindo-o por Bruninho. A seleção reagiu, igualou o placar em 23-23 e, graças a bons saques de Wallace, conseguiu virar e fechar em 27-25.

O equilíbrio marcou o quarto set. O Brasil, com Bruninho como titular, melhorou seu desempenho defensivo e, com cinco pontos de bloqueio, consolidou sua reação diante dos poloneses e ganhou por 25-22.

A Polônia abriu uma vantagem de 8-3 no último set, mas os brasileiros encostaram em 9-8. Com bons ataques e o bloqueio funcionando bem, os poloneses fecharam a partida com um 15-12 em bola desviada.

O Brasil volta à quadra neste sábado, quando enfrenta o Canadá às 17h (horário de Brasília).