Topo

Paula Pequeno e Mari deixam o Brasil e vão jogar no Fenerbahce, da Turquia

Paula Pequeno posa com camisa do Fenerbahce, sua nova equipe - Arquivo pessoal
Paula Pequeno posa com camisa do Fenerbahce, sua nova equipe Imagem: Arquivo pessoal

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 11h18

A Superliga feminina da próxima temporada terá duas jogadoras a menos da seleção brasileira. As ponteiras Paula Pequeno e Mari, ex-Vôlei Futuro e Unilever, respectivamente, acertaram suas transferências para o Fenerbahce, da Turquia e serão as únicas integrantes da seleção a atuarem no exterior na próxima temporada. 

A situação de Mari foi a primeira a ser resolvida. Desde o fim da última temporada, a jogadora já havia deixado claro que não permaneceria na equipe do Rio de Janeiro, e que seu futuro seria na Europa. Ela chegou a receber algumas sondagens de equipes brasileiras, mas o desejo de morar no exterior foi um dos fatores que pesaram na negociação. Por enquanto, Mari evita confirmar o acerto, já que a diretoria do Fenerbahce pediu para tudo ser mantido em sigilo.

Em contato com o UOL Esporte, uma pessoa ligada a Mari confirmou o acerto, reiterando que "só algo muito improvável" impediria o desfecho positivo da negociação.

A negociação de Paula Pequeno, confirmada pelo empresário da jogadora, Jorge Assef, demorou um pouco mais, e só teve seus últimos detalhes resolvidos neste fim de semana. A ponteira, MVP dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, chegou a conversar com a Unilever, justamente para repor a saída de Mari. Porém, o desejo da equipe carioca é contar com a americana Logan Tom, com quem as negociações já estão bastante avançadas.

"O Fenerbahce é um timaço, né? Hoje eu diria que é o maior time de voleibol do mundo em termos de estrutura e investimento. É um time que eu realmente estou feliz em defender porque me sinto segura. Será uma nova experiência, estou super confiante e esperançosa de que tudo vai dar certo. Que seja uma experiência boa tanto pra mim quanto para a minha família, e claro, profissionalmente. Estou com expectativas muito boas e muito grandes com essa contratação", disse Paula.

Mari e Paula, inicialmente, chegam para serem titulares do Fenerbahce nas principais competições que o time jogar,como o Mundial de clubes, no fim do ano. As duas jogadoras, aliás, só deverão se apresentar na Turquia após os Jogos de Londres, que se encerram em agosto.

Esta será a primeira vez que as duas ponteiras atuarão na Turquia. Elas, porém, já tiveram outras experiências no exterior. Mari, entre 2006 e 2008, aturou no Pesaro, da Itália, onde foi campeã nacional. Já Paula Pequeno atuou entre 2009 e 2010 pelo Zarechie Odintsovo, da Rússia, onde também foi campeã.

Na próxima temporada, todas as outras integrantes da seleção brasileira estarão na Superliga. Fabiana e Fernandinha, que atuaram no Fenerbahce e no Igtisadchi, do Azerbaijão, respectivamente, acertaram com Sesi e Amil/Vôlei (Campinas) e foram repatriadas.