Topo

Zé Roberto diz que ouro em Londres foi o mais difícil e "papo carinhoso" definiu virada

Técnico Zé Roberto detalhou a conquista em Londres e falou de seu 3º ouro olímpico - Leonardo Soares/UOL
Técnico Zé Roberto detalhou a conquista em Londres e falou de seu 3º ouro olímpico Imagem: Leonardo Soares/UOL

Luiz Paulo Montes e Priscila Gomes

Do UOL, em São Paulo

17/08/2012 12h31

Tricampeão olímpico com sua recente conquista nos Jogos Olímpicos de Londres, o técnico José Roberto Guimarães definiu a vitória com a seleção feminina de vôlei como a mais difícil de sua carreira. Depois de uma fase de classificação complicada, o Brasil dependeu de rivais para ir às quartas de final e só depois de trocar as mais tradicionais broncas por um papo carinhoso é que ele viu o comportamento da equipe mudar e definir o rumo para a vitória.

“Este ouro foi a conquista mais difícil, a mais suada em todos os sentidos. Porque começamos mal. Os jornalistas que estavam cobrindo falavam: ‘o que está acontecendo?’. E era difícil explicar, porque treinamos bem e eu estava supersatisfeito”, detalhou Zé Roberto, no UOL Esporte Entrevista, na manhã desta sexta-feira.

O treinador afirmou que uma mudança no comportamento acabou sendo fundamental, principalmente após o time tomar um “vareio” da Coreia do Sul.

“Naquela noite, não dormimos e eu não via a hora de conversar com elas, dar um abraço. Não era mais ser agressivo, vi que elas precisavam de carinho, afeto, atenção. Foi o que tentamos fazer. Achávamos que todos precisávamos de ajuda e foi o que procuramos fazer. Com isso, o erro passou a ter uma conotação menor e o acerto uma muito maior. Aí o time começou a ter confiança, a melhorar”, detalhou o tricampeão, sobre o momento da virada.

Zé Roberto admitiu ter vontade de seguir no comando da seleção para os Jogos do Rio, em 2016, mas afirmou que ainda terá de sentar e analisar suas opções, até porque nem mesmo o ouro de Londres pôde ser saboreado como merece.

“A ficha ainda não caiu. A movimentação ainda está grande, então não deu tempo de parar, pensar e rever. Acho que só agora vou parar e ver o quão importante foi esta conquista”, analisou ele, entre muitos outros tópicos do papo.