Topo

Juliana/Larissa garante hepta do Circuito Mundial sem sequer entrar em quadra

Juliana (e) e Larissa venceram 3 etapas do Circuito 2012 e se sagraram heptacampeãs - FIVB/Divulgação
Juliana (e) e Larissa venceram 3 etapas do Circuito 2012 e se sagraram heptacampeãs Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 13h33

Menos de duas semanas após anunciarem o fim da parceria a partir de 2013, Juliana e Larissa foram declaradas nesta quinta-feira heptacampeãs do Circuito Mundial de vôlei de praia. E para isso, nem precisaram entrar em quadra. A confirmação veio depois que as chinesas Chen Xue e Xi Zhang, únicas que ainda poderiam alcançar as brasileiras no ranking, optaram por não participar da etapa da Tailândia, na semana que vem, a última do calendário 2012.

Este é o sétimo título de Juliana e Larissa em oito anos no Circuito Mundial (perderam apenas em 2008) e nada menos do que a 10ª conquista seguida de uma dupla brasileira na competição. Ao todo, o troféu ficou com o Brasil 18 vezes, e os Estados Unidos levaram as outras três temporadas

“É uma grande honra para nós como dupla e para o Brasil vencer o Circuito Mundial pela sétima vez”, celebrou Juliana, exaltando a companheira. “A Larissa tem sido uma grande, grande parceira, e ela impulsionou nosso time ao nível mais alto possível. Como esta é nossa última temporada juntas, esse também será nosso título mais comemorado”.

No Circuito 2012, Juliana e Larissa disputaram 11 etapas, venceram três, subiram ao pódio em outras três ocasiões, ficaram fora das semifinais apenas quatro vezes, somaram 5.320 pontos (80 a mais do que a dupla da China) e conquistaram US$ 241,800 em prêmios (quase R$ 490 mil).

No último dia 9 de outubro, a dupla anunciou que 2012 será seu último ano. Larissa pretende se dedicar à família, ser mãe e ainda não decidiu se retornará ao vôlei de praia. "Sinceramente, não sei o que vou fazer. Quero parar agora. Depois não sei como vai ser, posso nem voltar a jogar. Quero curtir a vida", disse ela ao UOL Esporte.

Juliana ainda não anunciou sua nova parceira, mas especula-se que ela tenha feito um convite a Maria Elisa, que também já confirmou que só jogará com Talita até o final do ano.