Topo

Liga Mundial de vôlei terá 18 times em 2013; Brasil cai em grupo difícil com a atual campeã

Brasil testará renovação do time em chave difícil na Liga Mundial de 2013 - FIVB/Divulgação
Brasil testará renovação do time em chave difícil na Liga Mundial de 2013 Imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/12/2012 16h38

Vice-campeão olímpico em Londres este ano, a seleção brasileira masculina de vôlei terá o primeiro teste para a 'renovação' do grupo. A equipe caiu em um grupo complicado na Liga Mundial 2013, que contará inclusive com a Polônia, atual campeã do torneio. O anúncio foi feito neste sábado pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

Além das duas equipes, o Grupo A contará ainda com Estados Unidos, Bulgária, Argentina e França. Esta será a primeira vez que a Liga Mundial contará com 18 equipes, divididas em três grupos de seis seleções cada um. 

Após os Jogos Olímpicos, quatro atletas anunciaram que não defendem mais o Brasil.  Ricardinho, Giba, Rodrigão e Serginho encerraram seus longos ciclos na equipe e darão espaço a uma renovação que terá de ser feita por Bernardinho, que seguirá como técnico do time até a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Na edição deste ano da Liga, o Brasil teve seu pior desempenho nos últimos anos. Nove vezes campeão do torneio, a equipe sofreu para conseguir chegar à fase final. Até avançou, mas sequer chegou à semifinal e terminou em sexto lugar. 

Confira os grupos completos da Liga Mundial 2013

Grupo A - Brasil, Polônia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina, França

Grupo B - Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha, Irã

Grupo C - Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda + 2 equipes ainda a serem anunciadas