Topo

Caçula brilha, e Brasil vence atual campeã Polônia em estreia na Liga Mundial

Jogadores da seleção brasileira comemoram em vitória sobre a Polônia na estreina na Liga Mundial - EFE/Bartlomiej Zborowski
Jogadores da seleção brasileira comemoram em vitória sobre a Polônia na estreina na Liga Mundial Imagem: EFE/Bartlomiej Zborowski

DO UOL, em São Paulo

07/06/2013 15h11

A renovada seleção brasileira já mostrou à que veio na Liga Mundial deste ano. Nesta sexta-feira, o Brasil estreou na competição com vitória sobre a atual campeã e 'dona da casa', Polônia, por 3 sets a 1 (25-22, 25-20, 22-25, 25-15). E o caçula da seleção brasileira, Lucarelli, foi um dos principais nomes do jogo disputado em Varsóvia.

O jovem de 21 anos fez jus à convocação para o lugar do lesionado Murilo e foi o maior pontuador do Brasil no jogo, com 17 pontos marcados em todos os fundamentos.

A vitória mantém uma superioridade história do Brasil no confronto. Em 28 duelos, o Brasil venceu 20 e perdeu apenas oito para a Polônia.

Mas isso não quer dizer que o jogo tenha sido fácil para a seleção. Uma das maiores potências do vôlei mundial, a Polônia disputou todos os sets ponto a ponto com o Brasil. Na primeira parcial, os atuais campeões chegaram a ficar à frente no placar em diversas ocasiões, mas um rali decidiu o set.

Quando o placar estava em 19 a 18 para os poloneses, uma longa troca de bolas foi encerrada por bom ataque de Lucarelli, que empatou o jogo e, junto com o time, cresce na partida.

Embalado, o Brasil teve vida um pouco mais fácil no segundo set e venceu por 25 a 20.

A terceira etapa, porém, foi dos poloneses. Com forte bloqueio, os atuais campeões pararam o ataque brasileiro e garantiram vitória por 25 a 22.

A derrota não abalou os brasileiros, que garantiram a maior vantagem de pontos de todo o jogo no quarto set. Com bom saque e dois aces, Lucarelli mostrou tranquilidade e liderou o Brasil na decisão da partida. No ataque, ele fez os dois últimos pontos brasileiros no jogo e encerrou com chave de ouro sua estreia como titular da seleção.

O brilho de Lucarelli representa uma renovação na equipe brasileira, que não conta mais com Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho, aposentados. Novo capitão da equipe, Bruninho é um dos líderes do time, ao lado de Dante e Vissotto. O levantador também mostrou boa atuação nesta sexta e deve ser um dos destaques do time nesta Liga Mundial. Com boa visão de jogo e poucos erros, Bruninho deu consistência à equipe.

Após a partida, Leandro Vissotto elogiou o estreante Lucarelli e disse que, desde os treinamentos de preparação para a Liga Mundial, a equipe está muito confiante.

"O Lucarelli está de parabéns. É o mais jovem do grupo, estreou como titular e foi muito bem. Começou um pouco nervoso, mas depois se soltou e nos ajudou muito nessa vitória", destacou.

Já o técnico Bernardinho tem os pés no chão e apontou alguns erros que precisam ser corrigidos no time, apesar de comemorar o bom resultado. "Estamos felizes pela vitória. Vencemos uma equipe importante, que é a Polônia, na casa deles e na estreia. Vimos alguns erros, mas vimos também uma equipe equilibrada. Isso é importante porque sabemos a dificuldade da nossa chave e do caminho até Mar del Plata, onde vai ser disputada a Fase Final da competição", disse.

No próximo domingo, dia 9, o Brasil enfrenta novamente a seleção polonesa. A partida será disputada às 15h15 (horário de Brasília) na cidade de Lodz, também na Polônia.