Topo

Grand Prix segue Liga Mundial e também terá 28 times em 2014

Brasil é a seleção atual campeã do Grand Prix, que terá mudanças em 2014 - Divulgação/FIVB
Brasil é a seleção atual campeã do Grand Prix, que terá mudanças em 2014 Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

02/12/2013 14h03

A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou nesta segunda-feira que o Grand Prix feminino também vai sofrer mudanças na próxima temporada. Assim como a Liga Mundial, que teve mudanças anunciadas neste domingo, a competição feminina entre seleções terá 28 participantes em 2014.

O regulamento vai seguir a ideia de três divisões feitas também na Liga Mundial. A primeira terá as equipes mais fortes do vôlei mundial. Estados Unidos, Japão, Brasil, Rússia, China, Itália, Tailândia, Sérvia, Turquia, República Dominicana e Coreia do Sul disputarão quatro vagas na fase final da competição, que terá a presença do país-sede, a ser definido pela FIVB.

A segunda divisão dará uma vaga na fase final e será disputada por Argentina, Cuba, Holanda, Porto Rico, Bélgica, Peru, Polônia e Canadá. O terceiro grupo, composto por equipes que não disputarão o título do Grand Prix, mas também não têm informações sobre um possível acesso à segunda divisão para 2015, é composto por Cazaquistão, Austrália, República Tcheca, Croácia, Quênia, Argélia, Bulgária e México.

Do formato antigo do Grand Prix, foi mantido o sistema de chaves que mudam a cada etapa, sendo que estas são disputadas em um dos países que formarão os grupos. O Brasil vai sediar uma etapa na segunda semana do torneio, entre 8 e 10 de agosto de 2014, com Estados Unidos, Coreia do Sul e Rússia.

A estreia do time de José Roberto Guimarães será entre os dias 1 e 3 do mesmo mês, na Itália, contra China, República Dominicana e os anfitriões. A seleção brasileira completa sua participação na primeira fase na Tailândia, contra os donos da casa, os Estados Unidos e República Dominicana.