Topo

Nove motivos que fizeram de Giba um dos maiores jogadores de vôlei do mundo

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 21h42

Um dos maiores jogadores da seleção brasileira de vôlei abandonou sua carreira profissional. Aos 37 anos, Giba anunciou sua aposentadoria após anos de sucesso na seleção brasileira e muitos títulos para o país. Então listamos motivos que fazem do atleta um dos maiores do Brasil e do mundo.

1 - Baixinhos também podem jogar vôlei

Giba altura - Paulo Augusto/Divulgação/Vipcomm - Paulo Augusto/Divulgação/Vipcomm
Imagem: Paulo Augusto/Divulgação/Vipcomm

Vôlei é apenas para os grandões? Giba mostrou que não é bem assim que as coisas funcionam. Apesar de ter “apenas” 1,92m, o jogador se tornou um dos principais ponteiros do mundo. Mesmo enfrentando adversários que tinham mais de 2,00m, ele conseguia superar o bloqueio adversário com sua técnica.

2 - Velocidade compensa altura

Giba - AFP PHOTO Kazuhiro NOGI - AFP PHOTO Kazuhiro NOGI
Imagem: AFP PHOTO Kazuhiro NOGI

Quando o assunto era altura, Giba poderia sair atrás de seus adversários, mas ele superava isso na velocidade. Também contando com a ajuda de Ricardinho, um dos melhores levantadores quando o quesito era acelerar a partida, o ponteiro revolucionou a maneira de jogar pelas pontas.

3 - Cara da seleção vitoriosa

Giba capitão - Divulgação/CBV - Divulgação/CBV
Imagem: Divulgação/CBV


Não era apenas por jogar muito em quadra que Giba se destacava no grupo da seleção. Ele defendeu o Brasil por 17 anos e levantou diversas taças. Capitão de uma equipe vitoriosa, o atleta sempre soube como liderar seus companheiros e sempre é motivo de elogios de seus companheiros.

4 - Maior MVP do Brasil

Giba medalha - AP Photo/Shizuo Kambayashi - AP Photo/Shizuo Kambayashi
Imagem: AP Photo/Shizuo Kambayashi


Conquistando prêmios desde as categorias de base, o primeiro foi o melhor jogador do Mundial sub-19 em 1993, Giba é o brasileiro a mais vezes ser eleito o principal atleta dos torneios. Foram seis prêmios ao longo da carreira, dois a mais que Murilo, que segue atuando pelo Brasil.

5 - Títulos

Giba - Gaspar Nóbrega/Divulgação - Gaspar Nóbrega/Divulgação
Imagem: Gaspar Nóbrega/Divulgação


Giba conseguiu ser campeão de todas as principais competições do vôlei mundial, são 22 taças pela seleção. O ponteiro foi ouro nas Olimpíadas, Liga Mundial, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, entre outros títulos pelo Brasil.

6 - Rumo ao topo

Giba capitão - AP Photo/Chris O'Meara - AP Photo/Chris O'Meara
Imagem: AP Photo/Chris O'Meara

O Brasil já havia conquistado uma medalha de ouro na Liga Mundial, mas estava muito longe de superar a hegemonia italiana na competição. Como superar isso? Que tal uma sequência de cinco títulos consecutivos? Não bastasse isso, o atleta esteve em quadra em oito conquistas entre 2001 e 2010.

7 - Superação

Giba - Alexandre Arruda/CBV - Alexandre Arruda/CBV
Imagem: Alexandre Arruda/CBV


Giba sempre mostrou ser um cara que supera os momentos difíceis. Ainda em sua infância, ele teve de superar uma leucemia. Como profissional, o pior momento da carreira do atleta veio em 2002, quando foi flagrado em um exame antidoping pelo uso de maconha. Dois anos depois do momento conturbado, ele deu a volta por cima com o ouro olímpico em Atenas.

8 - Giba neles!!!

Giba - FIVB/Divulgação - FIVB/Divulgação
Imagem: FIVB/Divulgação


Se os brasileiros estavam acostumados a escutar bordões como Ayrton Senna do Brasil e sai que é sua Taffarel da boca de Galvão, foi Giba que se tornou o grande representante do vôlei. “Giba neles” gritava o narrador a cada jogada e ponto do capitão da seleção brasileira em busca de medalhas de ouro, seja das Olimpíadas ou da Liga Mundial.

9 - Galã

Giba galã - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram


Assim como Neymar é alvo de milhões de gritos femininos nos dias de hoje a cada aparição na seleção brasileira, Giba “sofria” o mesmo na equipe de vôlei. Potencializado devido à acústica dos ginásios, os saques do ponteiros viravam um verdadeiro frisson.