Topo

Brasil vacila, leva jogo ao tie-break, mas abre finais com 1ª derrota no GP

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 07h09

A seleção brasileira feminina de vôlei perdeu sua série invicta no Grand Prix 2014. O time comandado por José Roberto Guimarães vinha em uma trajetória com 100% de aproveitamento, mas na madrugada desta quarta-feira (20) sofreu nas mãos da Turquia. E a primeira derrota veio logo na abertura da fase final. Mesmo levando a partida ao tie-break, a equipe não resistiu e caiu por 3 sets e a 2, com parciais de 25-19, 25-23, 21-25, 19-25 e 15-12. O jogo foi disputado no Japão.

A chance de recuperação para o Brasil vem na madrugada desta quinta-feira, quando o retorno à quadra é contra a China, que derrotou a Bélgica por 3 sets a 1 nesta quarta-feira. A derrota é problemática para o Brasil porque a fase final é em turno único: a campeã é a seleção que somar mais pontos entre as seis na disputa.

O Brasil teve na queda de produção de suas melhores jogadores a chave para esta derrota, inesperada - a seleção havia passado por partidas consideradas mais difíceis e vencido arquirrivais como a Rússia e os Estados Unidos. Thaísa, sempre decisiva no ataque e no bloqueio, e Fernanda Garay, não conseguiram manter o nível das outras partidas. Sheilla e Jaqueline tampouco.

“Estou realmente orgulhoso do meu time, porque batemos as número 1 do mundo. Nossa defesa e nosso saque foram ótimos hoje e jogamos duro no tie-break. Esse jogo foi uma grande experiência para nós. O bom é que não desistimos depois de perder no terceiro e quarto sets”, disse o técnico turco Massimo Barbolini.

“Parabéns à Turquia. Eles jogaram melhor os dois primeiros sets e o tie-break, enquanto nós conseguimos usar o banco para jogar bem no terceiro e quarto sets. Foi uma boa partida para as duas seleções e me permitiu ver no que temos de trabalhar. A Turquia apenas foi melhor hoje, e nossa defesa não conseguiu segurar. Elas mereceram", analisou Zé Roberto, técnico do Brasil.

Depois de perder as duas primeiras parciais com seguidos erros, o técnico José Roberto ainda tentou mexer na partida. Nomes como Tandara e Carol conseguiram marcar a reação brasileira no marcador, o que levou ao empate em sets e à disputa do tie-break para decidir o duelo.

Bem no bloqueio, mas tendo dificuldades com o saque turco, o Brasil disputou o desempate ponto a ponto, até perto do fim. Mas, liderada pela oposto Sonsirma e pela ponteira Ozsoy, com 23 e 21 pontos, respectivamente, a seleção da Turquia conseguiu a surpreendente vitória.

“Nós não conseguimos jogar nosso jogo, mas tentamos. Agora temos de começar a pensar na próxima partida”, concluiu Fabiana.