Topo

Taças dos Mundiais de Vôlei são furtadas de caminhão no Rio de Janeiro

Taças dos Mundiais Masculino (e) e Feminino estavam no Brasil para exposição - Reprodução/Twitter da CBV
Taças dos Mundiais Masculino (e) e Feminino estavam no Brasil para exposição Imagem: Reprodução/Twitter da CBV

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2014 20h22

Duas taças dos Mundiais de vôlei masculino e feminino foram roubadas na tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Ambas estavam em um caminhão que transportava os troféus de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Segundo informações preliminares da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), as taças foram furtadas enquanto o veículo estava estacionado em um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ladrões arrombaram o caminhão de uma transportadora por volta das 14h e levaram os objetos.

Sem ouro e feitos a partir de materiais sem grande valor comercial, os troféus de premiação das seleções campeãs dos mundiais participavam de exposições em algumas capitais brasileiras e seriam levados para a sede da CBV, que fica no mesmo bairro. De lá, seguiriam para a Suíça (sede da Federação Internacional), no próximo fim de semana.

A entidade informou ainda que não tem pistas dos assaltantes. A ocorrência, já registrada pela CBV, será investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A CBV disse não ter culpa na história e informou ainda que a guarda das taças era de responsabilidade da empresa de carga TNT Express, acertado previamente com a Federação Internacional. A entidade que comanda o vôlei mundial ainda não se pronunciou sobre o caso.

Sem uma definição sobre as respectivas taças, os Mundiais têm início nas próximas semanas. O masculino, disputado na Polônia, começará em 30 de agosto. Já a competição feminina, na Itália, será realizada a partir de 23 de setembro.

Fabi e Giba com a taça do Mundial de vôlei - Alexandre Arruda/CBV - Alexandre Arruda/CBV
Fabi (e) e Giba posam ao lado da taça do Mundial masculino de vôlei exposta no Rio de Janeiro
Imagem: Alexandre Arruda/CBV

Confira a nota oficial da CBV:

A Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, comunica que os troféus dos Mundiais de Voleibol Adulto masculino e feminino foram roubadas da empresa que fazia o transporte das peças de São Paulo para o Rio de Janeiro.
 
A CBV recebeu da FIVB os troféus na etapa do Grand Prix em São Paulo no início de agosto e fez uma ação de divulgação nas areias de Copacabana. As peças estavam sob a guarda da TNT Express e foram roubadas de um caminhão da empresa que fazia uma entrega no estacionamento do Shopping Via Parque.
 
A CBV já notificou a FIVB, proprietária dos troféus, e a polícia do Estado do Rio de Janeiro já está ciente do roubo. As peças não possuem valor comercial e seriam enviadas para a sede da FIVB na Suíça.
 
Superintendente Geral da CBV, Neuri Barbieri, fez um apelo para que as taças voltem para a CBV: "Ao contrário da taça da Copa do Mundo de futebol, que vale muito por ser de ouro maciço, as do voleibol não possuem valor de mercado. Ninguém vai lucrar com a venda. Como o voleibol já deu exemplos, a devolução delas seria mais uma demonstração do amor ao vôlei brasileiro."
 
A sede da Confederação Brasileira de Voleibol fica no Shopping Città América, no bloco 7, no Bairro da Tijuca. Informações sobre os troféus podem ser repassadas diretamente para a Polícia do Rio de Janeiro, ou na sede da CBV pelo telefone: (21) 2114-7200