Topo

Sabe como técnico alemão explicou derrota para o Brasil? Com um papel

Técnico da Alemanha, Vital Heynen, observa seus comandados na derrota para o Brasil - Divulgação/FIVB
Técnico da Alemanha, Vital Heynen, observa seus comandados na derrota para o Brasil Imagem: Divulgação/FIVB

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

01/09/2014 14h00

O técnico da seleção alemã de vôlei, o belga Vital Heyner, tem um estilo falastrão e espontâneo. Mostrou isso logo ao ser questionado sobre a derrota de seu time para o Brasil, nesta segunda-feira, em Katowice (Polônia) ,por 3 sets a 0, na estreia no Mundial masculino de vôlei.

Quando todos esperavam várias palavras para analisar a partida, Heyner apenas levantou o papel oficial com as estatísticas da partida e apontou os dedos. “Olhem este papel e leiam isso. O Brasil foi melhor no saque, recepção, ataque, defesa e bloqueio. Obrigado”, disse durante sua primeira fala na entrevista coletiva após a derrota.

A Alemanha chegou a começar bem a partida e comandar o placar em boa parte do primeiro set. Abriu 10 a 7. Mas, depois disso o Brasil se encontrou na partida e não deu chances ao time europeu. Controlou com facilidade e não sofreu sustos.

Mais tarde, após o fim da entrevista, o técnico tentou explicar a derrota comentando um pouco mais sobre a partida. “Tínhamos um 10 a 7 a nosso favor e a bola nas mãos para marcar. Mas erramos. Se você não aproveita as oportunidades e dá chance a um time como o Brasil, eles vão lá e aproveitam. Não se pode fazer isso contra um time top”, falou.

“É difícil dizer um fundamento ou algo para explicar, o Brasil é muito qualificado em tudo. É um time que você tem que colocar pressão.”


Fã de Bernardinho

Heynen diz que já perdeu as contas de quantos jogos assistiu do Brasil, não só para tentar bater a equipe, mas também para sempre aprender e tirar o máximo que pode para suas equipes.

Disse ser fã de Bernardinho e que usa os momentos em que encontra o brasileiro para explorar o máximo que pode. “Não sei dizer quantos jogos do Brasil eu já assisti, 20, 30...gosto de ver com todos e aprender com todos, ainda mais com o Brasil. Toda vez que posso eu pego o Bernardinho pra conversar e aprender um pouco mais com o que ele pode me passar.”

Brasil exalta controle do jogo

Após a vitória por 3 a 0, o técnico Bernardinho e os jogadores ressaltaram o fato de o time saber conduzir bem a partida , e o nervosismo de um jogo de estreia e quando estava em desvantagem no primeiro set.

“Acho que a coisa mais importante no primeiro jogo é controlar o jogo, manter a mente, focada e a calma para controlar os erros. Isso foi o mais importante, jogamos de forma consistente. Acho que Alemanha poderia jogar de forma melhor pelo potencial que eles tiveram. Mas estamos felizes pelo jogo contra um time tão competitivo. Mas sem ilusões, foi apenas o primeiro jogo”, falou o técnico.

“Sabíamos que o jogo primeiro é sempre o mais nervoso. Talvez no primeiro set  ficamos um pouco nervosos e não jogamos no nosso nível. Mas nosso serviço foi agressivo durante o jogo todo e colocamos dificuldades para a recepção deles. Jogamos focados e o bloqueio funcionou. Não quisemos partir para a briga com o bloqueio deles e colocamos bem as bolas”, falou o capitão Bruninho.

O resultado representa um bom encaminhamento para a primeira posição em sua chave, já que a equipe considera a Alemanha o time mais forte do grupo B, que ainda tem as seleções de Cuba, Finlândia, Coreia do Sul e Tunísia. O resultado de hoje era considerado chave para ser primeiro, vide que a seleção cubana está com uma equipe muito jovem, e os outros rivais ainda estão um pouco abaixo no nível técnico. A equipe de Bernardinho volta a jogar na próxima quarta-feira, às 15h15 (horário de Brasília), com Placar UOL Esporte.