Topo

Irã vence favoritos e cria grupo inusitado no Mundial de vôlei masculino

Mirzajanpour comemora ponto do Irã contra os EUA no Mundial de vôlei - Divulgação/FIVB
Mirzajanpour comemora ponto do Irã contra os EUA no Mundial de vôlei Imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 22h42

Quarto colocado, o Irã foi a grande surpresa da Liga Mundial de vôlei masculino em 2014. E o Mundial disputado na Polônia, que começou no último sábado (30), já deu indícios de que esse desempenho não foi um caso isolado. Com vitórias sobre os favoritos Itália e Estados Unidos, o país asiático criou uma situação totalmente inusitada no Grupo D.

São apenas duas rodadas, é verdade, mas a tradicional Itália seria eliminada se a fase de classificação terminasse agora. O time europeu estreou no Mundial com derrota para o Irã (3 a 1) e bateu a França por 3 a 2 nesta terça-feira (02), mas figura na quinta posição da chave – apenas os quatro primeiros avançam.

A campanha da Itália só supera a de Porto Rico, que perdeu os dois jogos, mas os europeus não são a única surpresa negativa do Grupo D. Atuais campeões da Liga Mundial, os Estados Unidos perderam por 3 a 2 para o Irã nesta terça-feira (02). Com isso, aparecem apenas no quarto lugar da chave.

A liderança, é claro, é do Irã. O país asiático tem 100% de aproveitamento, algo que já serve como feito para quem nunca passou de um 19º lugar na história dos Mundiais – foram apenas quatro participações antes de 2014.

Bicampeão asiático em 2012 e 2013, o Irã já havia obtido resultados expressivos na Liga Mundial do ano passado, quando bateu Itália, Cuba, Sérvia e Alemanha. No entanto, o país chamou atenção de verdade na edição de 2014, quando bateu o Brasil três vezes e chegou às semifinais – perdeu para os Estados Unidos e foi superado pela Itália na disputa do bronze.

O Irã jamais havia vencido seus dois primeiros jogos em uma edição de Mundial. Nesta terça-feira, nem os 51 pontos feitos por Anderson e Sander, a dupla de ponteiros dos Estados Unidos, impediram que os asiáticos atingissem esse feito. Um dos principais responsáveis por isso foi o oposto Ghafour, autor de 21 pontos.

Contudo, o Irã não é a única surpresa do Grupo D do Mundial. A segunda posição da chave é da Bélgica, que perdeu para os Estados Unidos (3 a 2) e bateu o lanterna Porto Rico. E o terceiro lugar é da França, que registrou uma vitória (3 a 0 sobre Porto Rico) e um revés (3 a 2 para a Itália) até aqui.