Topo

Brasil bate o Canadá e avança mais uma fase no Mundial de vôlei

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

13/09/2014 13h24

A terceira fase do Mundial de vôlei masculino está garantida para a seleção brasileira. O avanço veio com a fácil vitória por 3 sets a 0 (25-19, 25-23 e 29-27) sobre o Canadá, neste sábado, na Spodek Arena, em Katowice, na Polônia. Com boas defesas nos saques forçados dos rivais, o time verde e amarelo enfrentou resistência no segundo e terceiro sets, mas quando tomou a liderança do placar não perdeu mais.

O resultado levou a equipe brasileira aos 18 pontos no Grupo F, contra 14 da Rússia e 12 da Alemanha, respectivamente segundo e terceiro colocados e que se enfrentam ainda neste sábado. Os canadenses pararam nos dez pontos. Apenas os três primeiros colocados avançam.

O time de Bernardinho ainda encara a Rússia, no domingo, às 11h30 (horário de Brasília) em jogo que pode sacramentar a primeira colocação da chave. Na próxima etapa, os três classificados se juntam aos três melhores do grupo E (Polônia, França, Estados Unidos, Irã e Sérvia disputam essas vagas) e disputarão dois triangulares em que sairão dois de cada um para as semifinais.

O triunfo foi o oitavo seguido da equipe de Bernardinho, que já bateu também China, Bulgária, Cuba, Coreia do Sul, Finlândia, Tunísia e Alemanha.

Fases do jogo:

O Brasil não manteve o bom início que teve nos últimos jogos e voltou a repetir o vacilo dados nos pontos iniciais em partidas da primeira fase. Lento, o time viu os canadenses abrirem 5 a 1. A concentração chegou depois de uma sequência de saques de Wallace. Com o mesmo sendo bem acionado no ataque, a diferença logo caiu para 6 a 5. Pouco depois, ficou pela primeira vez à frente ao fazer 10 a 9. Depois disso, ditou o ritmo muito facilmente. Com extrema rapidez nas trocas de passe, o ataque subia livre para definir os pontos. Os canadenses se pareciam abatidos e não reagiam.

O segundo set foi o que time da América do Norte demonstrou maior resistência. Os saques fortes começaram a entrar mais e dificultavam a vida brasileira. Nenhuma equipe conseguiu abrir mais do que dois pontos de vantagem.  Em uma sequência de saques com efeito de Raphael, os canadenses erraram dois ataques em momento crucial, e o Brasil manteve os dois pontos de vantagem até fechar 25 a 23.

O panorama foi parecido no terceiro. O Brasil parecia um pouco mais desconcentrado e errava bolas fáceis no ataque. Também errava muitos saques forçados.. O Canadá chegou a fazer 16 a 12, a maior vantagem que teve no jogo. Mas a equipe brasileira se deu bem com algumas substituições, como a entrada de Vissotto, e logo equilibrou.  Assim como no anterior, o time foi frio nos pontos decisivos para levar o set.

O melhor: Mário Jr. O líbero, que faz revezamento com Felipe, teve destacadas defesas de saque nas pancadas soltadas pelos canadenses. Foi fundamental para a sequência da troca de passes.

O pior: Tyler Sanders. O levantador cometeu erro crucial no fim do segundo set ao mandar uma bola muito baixa para o ataque, que cravou na rede. Foi substituído depois pelo reserva Schneider no segundo set.

Toque dos técnicos:

Quando o Brasil começou mal no primeiro set e viu o Canadá abrir 5 a 1, Bernardinho logo agiu e pediu tempo. A parada para a instrução e brecar a reação canadense parece ter sido providencial. Logo depois, engatou boa sequência, virou para 10 a 9 e não perdeu mais.

As substituições do treinador deram certo em um momento importante, no segundo set, quando estava 21 a 21. Ele colocou Leandro Vissotto e Raphael, e em uma sequência de saques do levantador o Brasil abriu 23 a 21. E o ponto decisivo do set veio em uma cravada do oposto.

Para lembrar:

Somente Brasil e Rússia até agora estão invictos no torneio. No jogo de domingo, apenas um vai para a terceira fase com esse status.

Os brasileiros perderam somente três sets em oito jogos. Um para Cuba e outros dois para a Coreia do Sul.