Topo

Brasil se dá mal com sorteio, mudança de tabela e para no "grupo da morte"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

14/09/2014 18h58

O sorteio que decidiu os dois triangulares finais do Mundial masculino de vôlei não foi tão bom para o Brasil. Mesmo sendo primeiro colocado de sua chave, ele terá pela frente na próxima fase novamente a seleção da Rússia, atual campeã olímpica, e a anfitriã Polônia. Os dois duelos serão realizados na cidade de Lodz.

O outro triangular será disputado por França, Irã e Alemanha, que disputarão suas partidas na cidade de Katowice. Apenas os dois primeiros de cada chave avançarão para jogar as semifinais. O time de Bernardinho encara os poloneses, na terça, às 15h25 (horário de Brasília). Na quarta, no mesmo horário, repete duelo com os russos.

O Brasil foi o primeiro colocado do Grupo F, com 21 pontos. A Rússia foi a segunda, com 17, enquanto os alemães terminaram com 15. No Grupo E, a França foi a primeira com 17, seguida por Polônia, com 16, e Irã, com 14.

O sorteio pode ter tido um erro pelo que mostrava a tabela do torneio. Pelo que se via nela, dois segundos colocados não poderiam ser colocados em um mesmo grupo, como aconteceu com Polônia e Rússia indo para o grupo brasileiro. Outra situação que prejudicou o Brasil, de forma mal explicada, foi o fato de ter que jogar duas vezes seguidas.

A tabela, originalmente, indicava que os primeiros colocados fariam seus jogos em dias intercalados, na terça e na quinta. Acabou que mesmo como segundo colocada, a Polônia foi quem acabou herdando essa regalia.

Neste domingo, o Brasil bateu a Rússia por 3 a 1, em Katowice, jogo que garantiu a primeira colocação do Grupo F da segunda fase. A vitória, de fato, só teve um valor em termos de classificação: não cruzar com o primeiro colocado da outra chave, que naquele momento nem tinha sua definição ainda (Polônia e França jogaram depois).


A impecável campanha brasileira até agora, como o único invicto em nove jogos, de nada valerá nesta terceira fase. Somente as vitórias, sets e pontos dentro do próprio triangular é que serão considerados como critérios de desempate para decidir quem avança as semifinais.