Topo

Craque do Brasil no Mundial de vôlei usa tênis de basquete para jogar

Tênis verde e amarelo de Lucarelli é de basquete; ao o fundo do de Murilo, assinado - José Ricardo Leite/UOL
Tênis verde e amarelo de Lucarelli é de basquete; ao o fundo do de Murilo, assinado Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite e Leandro Carneiro

Do UOL, em Katowice (Polônia) e São Paulo

15/09/2014 12h00

Quem vê os jogos do Brasil no Mundial masculino de vôlei já deve ter reparado que Lucarelli, uma das estrelas da seleção, usa um tênis da Nike. Só que o modelo calçado pelo jogador não é específico de vôlei, e sim de um outro esporte. Como a marca esportiva não produz calçados para o vôlei, Lucarelli precisa usar um modelo feito para o basquete.

O tênis é idêntico ao que os atletas da seleção brasileira masculina usaram no Mundial de basquete, com as cores verde e amarelo. Mas o calçado oriundo de outro esporte em nada atrapalha no desempenho do maior pontuador do time de Bernardinho no Mundial de vôlei.

“Tem um ano que tenho os tênis da Nike e estou usando eles. São de basquete e tenho me acostumado bem. Esse de agora eu usei (uma versão anterior) ano passado na Liga Mundial e gostei bastante e me adaptei bem”, disse o ponteiro, que tem quatro pares diferentes à sua disposição.  

Sete dos 14 jogadores que representam a seleção brasileira masculina no Mundial da Polônia têm patrocínios para os pés, sendo que quatro deles são os pioneiros do vôlei nacional a representar as duas gigantes de fornecimento de material esportivo no mundo, Nike e Adidas.

O ponteiro Lucarelli e o central Renan são os representantes da marca americana, enquanto o central Lucão e o oposto Leandro Vissotto foram os primeiros do país a serem patrocinados pela gigante alemã. Além de Lucarelli e Renan, a Nike patrocina no Brasil também as jogadoras da seleção feminina Fê Garay e Gabi. A Adidas aposta em Nathália e Camila Brait no feminino.

Os outros atletas da seleção masculina com contratos para os pés são o levantador Bruninho e o ponteiro Lipe, da Asics, e o ponteiro Murilo, que é patrocinado pela Olympikus e usa um tênis autografado, nos moldes das chuteiras usadas por renomados jogadores de futebol.

A Adidas têm tênis próprio para vôlei, e Lucão e Vissotto estão usando ele pela primeira vez no Mundial. Já a Nike não diz se pretende fazer algum modelo específico para o vôlei.

A entrada das duas gigantes, sobretudo da Nike, chega a ser novidade vide que historicamente nunca tentou se aproximar muito do mundo do vôlei, nem como patrocinadora de atletas e tampouco como fornecedora de uniforme de grandes seleções. Já a Adidas esteve um pouco mais envolvida e é uma das patrocinadoras do Mundial.

Nem mesmo outras gerações vencedoras do país propiciaram uma aproximação maior das duas com o vôlei. No total, o Brasil tem três títulos mundiais (todos entre os homens) e quatro ouro olímpicos no vôlei (dois com os homens e dois com as mulheres.).

Nas competições anuais de vôlei, o Brasil é o maior ganhador tanto no masculino como no feminino. São nove títulos da Liga Mundial (oito na era Bernardinho, após 2001) e dez do Grand Prix.

Outras marcas tradicionalmente sempre foram mais ligadas ao esporte, como Asics, Mizuno Olympikus, que sempre vestiram clubes e seleções nacionais. A última é, por sinal, parceira de longa data da seleção brasileira como fornecedora de material.

Pés coloridos da seleção brasileira masculina de vôlei - José Ricardo Leite/UOL - José Ricardo Leite/UOL
Imagem: José Ricardo Leite/UOL