Topo

Polônia bate Rússia, lidera grupo e define Brasil x França na semifinal

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 18h00


Com a força da torcida e mais uma grande apresentação, a Polônia derrotou a Rússia nesta quinta-feira, garantiu vaga na semifinal do Mundial de Vôlei e se confirmou como líder do Grupo H, triangular que conta também com o Brasil. Em Lodz, a seleção anfitriã fez 3 sets a 2 com parciais de 25/22, 25/22, 21/25, 22/25 e 15/11. O resultado definiu a França como próxima adversária da seleção brasileira.

Isso porque o Brasil terminou como segundo colocado do Grupo G, com 4 pontos – perdeu para a Polônia por 3 sets a 2 e venceu a Rússia por 3 sets a 0. Vai enfrentar a França, que nesta quinta venceu dois sets contra o Irã para liderar o outro grupo. A Polônia, que chegou aos 4 pontos, leva vantagem por ter mais vitórias e terá pela frente a Alemanha. As partidas serão disputadas no sábado.

Com apoio da torcida e o time descansado – os poloneses folgaram um dia antes de voltar à quadra, enquanto que a Rússia jogava pelo segundo dia consecutivo -, a Polônia manteve o alto nível mostrado contra o Brasil e se aproveitou de um adversário instável em grande parte do primeiro set. Os russos deixaram o rival abrir vantagem, encostaram no final, salvaram um set point com ajuda do desafio eletrônico, mas erraram o saque na sequência.

No segundo set, a Rússia se mostrou mais equilibrada e dentro do jogo, chegando a ficar em vantagem no placar enquanto pressionava a Polônia. O placar a favor de 17/15, no entanto, foi cedido aos poloneses com novos erros, em uma espécie de ‘apagão’ que permitiu ao anfitrião passar à frente e fechar a parcial em 25/22. Com isso, definiu-se a classificação da Polônia para a semifinal.

Restava aos russos buscar uma reação heroica para, pelo menos, arrancar pontos com vitória por 3 sets a 2. Esse resultado daria a liderança ao Brasil para enfrentar a Alemanha, segundo colocada do Grupo H. Qualquer outro placar colocaria a Polônia em primeiro, deixando a França como rival da seleção comandada por Bernardinho.

Os russos melhoraram a ponto de vencer o terceiro set, com desempenho baseado principalmente no saque forçado que desmontou a recepção adversária. O predomínio seguiu até o quarto set, mas a dificuldade foi maior: os poloneses empataram com 18/18 e ameaçaram a virada. Por fim, a Rússia obrigou o quinto set com vitória por 25/22. No tie-break, os poloneses retomaram a eficiência para vencer a partida por 15/11 sem dar chances aos rivais.

Na outra partida disputada nesta quinta-feira, a França teve problemas semelhantes diante do Irã: a equipe venceu dois sets para confirmar a classificação e a primeira colocação do Grupo G, mas sofreu para confirmar a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 25/23, 22/25, 19/25 e 15/9.