Topo

Brasil leva nova"dura" da FIVB, mas não tem nenhum atleta punido no vôlei

Bernardinho comemora jogada brasileira, técnico não perderá nenhum jogador - FIVB/Divulgação
Bernardinho comemora jogada brasileira, técnico não perderá nenhum jogador Imagem: FIVB/Divulgação

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

20/09/2014 07h25

A seleção brasileira masculina de vôlei pode ficar aliviada após uma semana tensa com derrota dolorida, mudança de tabela e duras e multas impostas pela FIVB (Federação Internacional de vôlei). Em uma reunião neste sábado pela manhã, em Katowice (Polônia), o país tomou apenas uma advertência e não corre o risco de perder nenhum jogador para a semifinal ou final.

O Brasil encara a França nas semifinais do Mundial neste sábado às 11h40 (horário de Brasília). Depois, será disputada a outra semifinal, entre Polônia e Alemanha. No domingo ocorre a decisão às 15h40 (de Brasília)

Os brasileiros haviam sido punidos na sexta com uma multa de US$ 2.000 (aproximadamente R$ 4.700) à seleção brasileira pela ausência do técnico Bernardinho e do capitão Bruninho em duas coletivas pós jogo do Mundial, nos duelos contra Polônia (terça-feira) e Rússia, na quarta. Ficou apenas nisso, e neste sábado a federação reforçou que esse tipo de atitude não pode mais ocorrer e decidiram não punir nenhum envolvido com suspensão pelo bem do campeonato.

 

Os brasileiros não foram à coletiva oficial em que treinadores e capitão participam, na terça, por alegarem que tinham que se recuperar para o jogo do dia seguinte, contra os russos, quando teriam menos de 24 horas para voltar a quadra após um jogo de 2h16min. No dia seguinte, o Brasil foi representado apenas por Lipe.

Bernardinho explicou na sexta que não foi à coletiva porque lá seria tirado o foco da vitória polonesa para serem abordados temas de sorteios e irritação brasileira. "Não fui por um motivo claro, tudo aquilo que estava sendo levantado tiraria o mérito da vitória polonesa. Era um clima bom pra Polônia e falaríamos de armação e brigas?" declarou.


O time brasileiro deixou a quadra irritado depois da derrota para os poloneses. A reclamação na terça começou em função do ponto que definiu a derrota. Quando a Polônia vencia por 16 a 15 no tie-break, o time vermelho e branco mandou uma bola pra fora. O árbitro assinalou ponto brasileiro e o consequente 16 a 16 no placar. Mas, pouco depois, com o uso das imagens, ele voltou atrás e deu o ponto que decidiu o jogo a favor do time da casa ao marcar toque de Sidão na bola antes de ela sair.
 

O elenco brasileiro protestou pelo fato de a imagem não ter sido mostrada no mesmo momento em que árbitro voltou atrás, ao contrário do que acontece em lances com o uso de TV. Isso levou um tempo depois do habitual, mas assim que foi mostrada a imagem, apareceu o toque de Sidão, ratificando que o ponto realmente era polonês.

Um dia depois, na quarta, a FIVB fez uma repreensão ao time e criticou as atitudes dos brasileiros na noite anterior, citando oficialmente apenas o fato das ausências nas coletivas e de casos de desrespeito a pessoas do federação em quadra depois do jogo.


O diretor da competição Wojciech Czayka falou ao site polonês www.przegladsportowy.pl que jamais tinha visto um comportamento em quadra como o dos brasileiros e que um jogador não relacionado (só Murilo e Renan não foram para o jogo) arremessou uma toalha em um dos observadores da federação que fica em quadra, Philip Berbena. Não nenhuma imagem divulgada disso. A matéria ainda dizia que o técnico brasileiro fez um gesto obsceno para um jornalista local.

Bernardinho também negou o ocorrido. "Estou chateado porque um diretor lá falou que eu teria mostrado o dedo pra alguém. Isso não é verdade, eu saí de quadra direto. Alguém me viu fazendo isso?", questionou.

A imprensa polonesa deu grande ênfase à irritação brasileira esta semana, mas desde terça-feira pra cá nenhuma imagem sequer foi mostrada das notícias publicadas.