Topo

Bernardinho se irrita com árbitros e critica FIVB após derrota na final

Técnico citou problemas anteriores com dupla de arbitragem e criticou até presença de jornalista "inimigo" na Polônia - Irek Dorozanski/Reuters
Técnico citou problemas anteriores com dupla de arbitragem e criticou até presença de jornalista "inimigo" na Polônia Imagem: Irek Dorozanski/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 17h50

O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, reclamou muito da organização do Mundial de 2014, organizado pela FIVB na Polônia. Neste domingo, após a derrota por 3 sets a 1 diante da própria Polônia na Arena Spodek, em Katowice, o treinador reclamou da arbitragem e até da imprensa presente.

Em entrevista ao canal de TV por assinatura “SporTV”, Bernardinho disparou contra a Federação Internacional de Vôlei, dizendo que a entidade trabalhou para desestabilizar a seleção brasileira. 

"Vi tanta coisa feia, que é complicado. A Federação Internacional age de uma maneira baixa demais. Vi coisa acontecendo aqui… Escalação… No sentindo de desestabilizar. Nada influenciou. Mas é muito golpe baixo."

Ao ser questionado como isso teria acontecido, o técnico brasileiro citou a escalação dos árbitros do duelo, o holandês Frans Loderus e o tcheco Milan Labasta na final, além do posicinamento de um jornalista, que estaria viajando a convite da FIVB. 

“A escalação dos árbitros, eles colocaram os dois únicos que tivemos problemas seríssimos na Liga Mundial. Colocaram propositalmente. Colocaram um repórter, que é o maior inimigo no volei brasileiro, colado no banco, olhando. E a Federação Internacional que trouxe para cá. São pequenas coisas”, afirmou o treinador, sem citar nomes.

De quebra, o treinador ainda alfinetou o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça. “Me preocupa pelo futuro do vôlei, pois, como instituição, estamos um pouco desprotegidos neste sentido e a Federação está fazendo de gato e sapato da gente ”, completou.

Apesar das críticas, Bernardinho ainda elogiou a atuação da seleção polonesa. “Eles jogaram mais bola, inteligentemente”, disse, ainda em quadra.