Topo

"O time está no caminho certo, mas tem que ganhar", falou Bruninho

Bruninho admitiu superioridade polonesa no jogo - FIVB/Divulgação
Bruninho admitiu superioridade polonesa no jogo Imagem: FIVB/Divulgação

José Ricardo Leite

Do UOL, em Katowice (Polônia)

21/09/2014 19h29

O capitão da seleção brasileira masculina de vôlei, Bruninho, admitiu a superioridade polonesa na decisão do Mundial, neste domingo, em Katowice, na Polônia, mas afirmou que o time brasileiro está no caminho certo para conseguir as vitórias.

O levantador disse que dói a derrota, ainda mais uma sequência de revezes em finais (perdeu os Jogos Olímpicos de 2012 e a Liga Mundial de 2013 pra Rússia e a Liga de 2014 para os Estados Unidos), mas que nesta noite o rival fez um jogo acima da média.

“É difícil tirar algo bom depois de derrota, mais uma vez em final. Sabemos que é um grande resultado, mas o time está perdendo. Isso incomoda, incomoda muito. Nos últimos anos, exceto na Copa dos Campeões, estamos perdendo as finais. Não sei se falta lucidez ou o que falta. Temos que trabalhar pro futuro. Temos jogado bem e mantido padrão de jogo”, falou.

“Perdemos na bola hoje, os caras foram melhores. Você fica olhando os outros jogos deles, sábado eles não jogaram metade do que hoje. Mas tem que esperar sempre o mais difícil. O que fica de bom é o que time está no caminho certo, mas tem que ganhar”, continuou.

O técnico Bernardinho foi na mesma linha e disse que agora é momento de trabalhar para detectar o que falta para a vitória final. “Foi um bom campeonato, uma pena sair dessa maneira. Poderíamos fazer um pouco mais. Temos que reconhecer o mérito do adversário e pensar seriamente no que fazer. Com lucidez e tranquilidade, até porque não tem culpados individuais. Temos que repensar um todo de como conseguir esse algo a mais que nos faça voltar ao lugar mais alto do pódio.”

A Polônia ganhou por 3 sets a 1 e fez um jogo impecável na defesa, dificultando muito a vida do ataque brasileiro. O time vermelho e branco lembrou a França que enfrentou o Brasil na semifinal de sábado: a bola não caía no chão. Nem mesmo quando fortes saques viagens como o de Lucarelli entravam, os poloneses conseguiam a defesa e organizar as jogadas para executar o ataque.


“Eles conseguiram mudar um pouco o jogo. A partir do segundo set eles começaram a mudar as coisas. Acabou que depois trabalharam mais o jogo e passaram a largar um pouco mais as bolas. É um time bom e difícil de derrubar a bola. É um time complicado de se jogar contra”, falou o ponteiro Lucarelli.

O bloqueio brasileiro, que funcionou muito no primeiro set, teve uma queda de rendimento no jogo e só voltou a aparecer bem no quarto set, sobretudo com Lucão.

Foi a segunda derrota brasileira no torneio, e ambas foram para os poloneses, que já haviam vencido duelo válido pela terceira fase, por 3 sets a 2. A equipe vermelha e branca obteve neste domingo seu segundo título mundial após mais de 40 anos. Havia vencido o único até então em 1974, no México.