Topo

Brasil tranquiliza Zé Roberto e estreia com vitória no Mundial de vôlei

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

23/09/2014 16h28

Antes da partida, José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira, disse estar preocupado com a estreia contra a Bulgária. Dentro de quadra, o primeiro jogo do Brasil na competição mostrou que o treinador tinha razão. Em um jogo muito duro no começo, a seleção conseguiu a vitória sobre as búlgaras por 3 sets a 0 (parciais de 25-19, 25-22 e 25-16).

Com isso, o Brasil assume a liderança do grupo B da competição, por ser a única seleção a ganhar um duelo sem perder sets. Pouco mais cedo, na mesma quadra em Trieste, Sérvia e Canadá venceram Turquia e Camarões por 3 sets a 1.

Em menos de 24 horas, o Brasil voltará a quadra. Desta vez, o rival será Camarões, que deverá ser um jogo bem mais tranquilo do que o desta terça-feira.

Fases do jogo: Desde o começo, o Brasil mostrou a que estava disposto. O primeiro ponto do duelo foi com um ace de Jaqueline. Com o tempo e boas jogadas, como quando Sheilla encobriu as adversárias com um toque e marcou o ponto, a seleção construiu o placar do primeiro set, sem muita vantagem, principalmente pela atuação de Vasileva.

A situação pareceu ficar um pouco mais complicada na segunda parcial, quando as búlgaras abriram 3 a 0 no marcador. Mas, logo na sequência, o Brasil já empatou o duelo sem deixar a diferença ficar maior. Mesmo assim, a seleção só conseguiu uma pequena vantagem no fim da parcial, que garantiu o 2 a 0.

Se o segundo set foi o mais difícil, o terceiro foi o mais tranquilo. As búlgaras pareceram desanimar em quadra e passaram a cometer muitos erros. Na primeira pausa técnica, aos oito pontos, a diferença estava em cinco pontos. Um esboço de reação foi feito pela Bulgária na sequência, mas o jogo já estava praticamente definido, e as brasileiras fecharam o duelo com larga vantagem.


A melhor: Fabiana – a capitã da seleção brasileira mostrou muita consistência na partida, tanto no sistema defensivo como no ofensivo. Ela foi uma das mais pontuadoras do time em todas as parciais.

A pior: Fernanda Garay – a atleta cometeu muitos erros bobos na vitória brasileira, seja na recepção ou em ataques para fora. O desempenho abaixo do seu normal ficou evidente no primeiro set quando marcou apenas um ponto.

Toque do técnico – Um dia antes da partida, Zé Roberto Guimarães colocou Elitsa Vasileva, sua ex-atleta, como uma das jogadoras mais perigosas do time adversário. E a preocupação foi explicada no primeiro set. Mesmo com a derrota, a búlgara saiu da parcial como a principal pontuadora. Essa atuação parece ter ligado o alerta no Brasil, que praticamente anulou a atleta daí em diante.

Para lembrar

Abertura – Um show de abertura foi programado pela organização do Mundial em Trieste antes da estreia com direito a música brasileira. Um grupo, formado apenas por pessoas nascidas no Brasil, cantou algumas canções do país.

Torcida – Apesar de não lotar o ginásio, os búlgaros animaram o duelo do lado de fora. Buzinas e instrumentos musicais não pararam ao longo da partida.

Cheerleaders – As dançarinas estavam meio confusas na partida. Quando o técnico Zoran Terzic pediu tempo, elas não sabiam se era hora de entrar em quadra. Na sequência, quando fizeram apresentação na segunda pausa técnica, as jogadoras tiveram de esperar sua saída da quadra para retornar, mesmo após o toque da buzina. Tanto é que o show só aconteceu no primeiro set, depois disso, as cheerleaders sumiram do jogo.

Videocheque - Vários lances do duelo poderiam render desafios das comissões técnicas, mas o recurso não está disponível para a primeira fase da competição.