Topo

Final da Liga Mundial de 2015 no Rio anima jogadores da seleção de vôlei

Próximo grande desafio da Seleção será a Liga Mundial de 2015 - Joe Klamar/AFP
Próximo grande desafio da Seleção será a Liga Mundial de 2015 Imagem: Joe Klamar/AFP

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 08h47

Lidar com a pressão de atuar em  casa. Este é visto como o principal desafio dos jogadores da seleção brasileira de vôlei nos dois próximos anos, culminando com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Um bom teste para o lado psicológico acontecerá já em 2015. É praticamente certo que o Brasil disputará a fase final da  Liga Mundial no Maracanãzinho, mesmo palco das partidas na Olimpíada.  A confirmação da sede será feita pela Federação Internacional de Volei (FIVB) nos próximos meses, mas a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) dá como certo o evento. Segundo o UOL Esporte apurou, a realização da fase final da Liga Mundial no país conta com o apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI), que pretende utilizar o torneio como um evento-teste para os Jogos Olímpicos.

"É excelente ter a oportunidade de se preparar atuando no Brasil,  se acostumar e aprender a jogar bem em casa. Precisamos saber como lidar com a pressão", afirmou o ponteiro Murilo na chegada ao país apos a conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial da Polônia, no último domingo.

Na última vez que disputou a fase final da Liga Mundial em casa, o Brasil fracassou. Em 2008, na véspera dos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção nem sequer chegou ao pódio. Terminou na quarta colocação, no Maracanãzinho.  Um pouco antes, em 2002 no Mineirinho, foi  vice, após cair ante a Rússia na decisão. Em 1995, no Rio de Janeiro, ficou com a prata ao perder para a Itália. Dos nove títulos na competição, o único que veio como mandante foi em 1993, antes da era Bernardinho. No Ibirapuera, o Brasil bateu os russos por 3 a 0.

"Esta Liga Mundial em casa faz parte da modelagem do time para a a Olimpíada.  Sempre esteve nos planos da comissão técnica ter um torneio deste porte aqui. É algo fundamental para o time, ter jogos em casa contra grandes times e um grande público", afirmou Rubinho, assistente-técnico de Bernardinho.

"Ter as finais da Liga Mundial em casa é importante para nos acostumarmos com a presença da torcida e saber como nossos adversários irão reagir. É realmente um treino para uma situação pesada que será a Olimpíada", afirmou o ponteiro Lipe.

Dos nove títulos de Liga Mundial do Brasil,  apenas um foi ganho em casa e ele veio antes da era Bernardinho.