Topo

Brasil muda preparação para tentar anular seu único algoz de 2014

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

27/09/2014 06h00

Um consenso entre quase todas jogadoras da seleção brasileira é que o time tem dificuldade em jogar com bolas altas. E é justamente isso que o Brasil deverá encontrar neste sábado em seu quarto jogo no Mundial feminino de vôlei contra a Turquia, única equipe a vencer o time de José Roberto Guimarães em 2014.

Por isso, o treinador aproveitou o dia de folga na competição para intensificar o treinamento no estilo de jogo turco, mudando um pouco o trabalho que normalmente é feito. Durante quase uma hora, as atletas tiveram um pouco do que deve ser a tônica da partida.

“Vai ser um jogo difícil, é um time que a gente jogou contra, teve dificuldade e perdeu, porque é um jogo com bola diferente, jogo com bolas altas que a gente não costuma treinar. No dia a dia, a gente treina uma contra outra e treina bolas aceleradas. Quando joga com time que joga com bolas mais altas, a gente tem um pouco mais dificuldade, então foi importante o treino de hoje. Espero um jogo duríssimo, mas acredito que a gente vai estar bem preparada”, disse Fernanda Garay.

O técnico José Roberto Guimarães também falou sobre o confronto e mostrou algumas coisas que devem ser fundamentais no resultado do duelo.

“O que vai determinar esse jogo é o saque, que foi o que a Bulgária fez (ao ganhar por 3 a 2 da Turquia). A Bulgária conseguiu encaixar um saque agressivo, aí elas tiveram de usar bolas mais altas, menos combinações de ataque, isso facilitou muito o sistema defensivo da Bulgária. Nós temos de ter a mesma estratégia, nosso saque vai ser fundamental, fizemos isso mal quando jogamos no Grand Prix. É o que a gente espera que o saque amanhã funcione melhor, que o bloqueio toque mais na bola e a gente consiga contra-atacar”, afirmou.

Segundo o treinador, um dos maiores problemas do confronto contra as turcas é o fato do jogo “encaixar”. Ele ainda ressaltou a importância de manter a calma para alcançar a vitória.

“Eu acho, bastante (jogo será tenso). Eu acho particularmente que tem de manter a calma o máximo possível para que não mude o que estamos vivendo hoje, eu vejo o time bastante concentrado, tranquilo e treinando bem. Então, quando está nessa situação, é melhor tentar segurar o clima do jogo, sei que vai ser tenso e difícil, é importante para gente, mas para a Turquia, a situação está um pouco mais complicada que a gente, é salvação para elas”, finalizou.

Com três vitórias por 3 a 0, o Brasil lidera o grupo B com nove pontos. A Turquia aparece na terceira posição com quatro, com uma vitória e duas derrotas, uma delas no tie-break.