Topo

Arbitragem e falta de replay geram reclamação no Brasil: "tira do sério"

Leandro Carneito

Do UOL, em Trieste (Itália)

28/09/2014 18h25

A ausência do desafio nas partidas da primeira fase do Mundial de vôlei quase não fez diferença no grupo do Brasil. Mas, no último jogo, em partida disputada em Trieste, isso gerou muita polêmica.

Depois da partida, ganha por 3 sets a 1 pelo Brasil, Jaqueline, a maior pontuadora do time, falou sobre a dificuldade de manter o foco com os erros.

“A arbitragem tira a gente do foco, não pode deixar que isso acontece, a arbitragem errou muito, não só do nosso lado, do lado delas também, alguns erros grotescos. Uma bola que ataquei na paralela, que pegou muito na mão da menina, ele falou que foi fora, e ele estava ali do lado. Mas faz parte, tem de manter a cabeça no lugar, foco porque eles realmente tem momentos que eles tiram a gente do sério, mas se a gente não manter tranquilidade, tem de deixar passar e tentar esquecer o máximo possível”, disse Jaqueline.

“Foram várias bolas, não só no primeiro set, várias que eram dentro marcou fora, até para o nosso lado. Ficaram muitos confusos, esse negócio de não ter desafio complica para eles, são bolas rápidas, eles não conseguem ver direito o jogo”, completou Dani Lins.

Algumas bolas da partida geraram muitas reclamações, como o lance decisivo no fim do primeiro set. As brasileiras pediram bola fora, a arbitragem deu bola dentro e na sequência a Sérvia fechou a parcial.

“Aquela última bola do primeiro set era para fechar jogo, a gente não pode depender do juiz, todo mundo erra, ele não errou de propósito, a gente tem de estar preparada para isso e continuar o jogo e tentar ganhar da melhor forma possível”, afirmou Camila Brait.

Apesar da irritação das atletas, o técnico José Roberto Guimarães ressaltou que os erros não acabaram definindo o jogo e elogiou a postura de suas comandadas.

“Foram alguns erros, mas não foi nada que tenha comprometido gritantemente o placar do jogo. Eu acho que esse time está com uma postura de voltar rápido, de não ficar discutindo muito com a arbitragem, isso que estou vendo está sendo positivo. Se eu perceber isso, vou tentar chamar responsabilidade do juiz para mim, tirando a responsabilidade delas para elas focarem no jogo. Mas não estou vendo elas saírem de concentração por causa de uma marcação, por enquanto”, finalizou.

Com a vitória deste domingo, o Brasil confirmou a classificação na primeira posição da primeira fase. O time segue para Verona, onde enfrentará Cazaquistão, Holanda, Rússia e EUA.

A partir de agora, na segunda fase, o videocheque fará parte do Mundial. Isso foi motivo de festa para Jaqueline.

“Bem melhor, acho bem melhor quando tem porque tem bolas duvidosas que para gente, a gente quer saber se foi dentro ou fora, a gente pode pedir o desafio agora, então é importante que tenha”, disse.