Topo

Brasil terá de parar gigante sérvia de 17 anos se quiser liderança

Boskovic ataca bloqueio búlgaro na vitória da Sérvia por 3 a 2 - Divulgação/FIVB
Boskovic ataca bloqueio búlgaro na vitória da Sérvia por 3 a 2 Imagem: Divulgação/FIVB

Leandro Carneiro

Do UOL, em Trieste (Itália)

28/09/2014 06h00

Uma gigante da seleção da Sérvia tem chamado a atenção neste começo de Mundial. Com apenas 17 anos e 1,91m de altura, Tijana Boskovic é a maior pontuadora da seleção que enfrenta o Brasil neste domingo em busca da liderança. Quem vencer a partida ficará com a primeira colocação da chave.

Nas três partidas que jogou até agora, ela foi poupada contra Camarões, Boskovic já marcou 63 pontos. Ela é a principal atacante da Sérvia até aqui. Contra o Canadá, ela não jogou os dois primeiros sets e mesmo assim saiu como a segunda maior pontuadora sérvia.

A boa fase de Boskovic gerou até uma lamentação por parte dos turcos. O site Voleybol Extra fez um artigo lamentando a opção que a atleta teve há quatro anos. Nascida na Bósnia, a jogadora negociava sua ida para o Galatasaray e para seleção turca, mas depois de acertar quase tudo, ela resolveu atuar pelo Trebinje e se naturalizar sérvia.

Fora de quadra, a atleta mostra ser tímida. Ao seu abordada pela reportagem, Boskovic fica sem graça para dizer que tem dificuldade com o inglês. “Eu não sei falar muito bem”, afirma a atleta nitidamente envergonhada.

“Eu estou muito feliz por estar aqui com a seleção nacional da Sérvia, eu joguei ontem, dois dias atrás, estou feliz. Eu preciso dizer que o treinador e as garotas têm me dado apoio”, fala.

“Nós sabemos que o Brasil é um grande time, nós vamos tentar jogar o melhor que podemos”, completa.

A prova do talento da jovem jogadora é que ela barrou Jovana Brakocevic. A bela atleta era considerada o grande destaque do time sérvio até o início deste Mundial, mas, como ficou de fora do Grand Prix por lesão, acabou perdendo seu posto na equipe titular.

O talento de Boskovic fez até José Roberto Guimarães compará-la a Marcelo Negrão, campeão olímpico pelo Brasil em 1992 com 19 anos.

“Ela tem personalidade essa menina, ela não toma conhecimento de quem está pela frente não. Ela me lembra muito o Marcelo Negrão com essa idade. Ela vai para cima, não se intimida, quer receber bola, é uma atacante muito importante. É uma que a gente tem que parar”, disse o treinador.

Não bastasse sua altura, Boskovic ainda salta muito. Ela chega a 3,03m quando está no ataque e bloqueia a 2,95m.